Logo E-Commerce Brasil

Criando uma presença digital: 75% das MPEs usam as redes sociais para aumentar suas vendas

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Desde o começo da pandemia, a digitalização das micro e pequenas empresas atingiu seu nível mais alto. A quantidade de empreendedores que usa aplicativos de mensagens e redes sociais como Instagram ou Facebook para atrair as vendas chegou a 75%, ou três a cada quatro pequenas empresas brasileiras.

Para Décio Lima, presidente do Sebrae, “essa é uma mudança que veio para ficar.” (Imagem: Freepik)

Esses dados são da 4ª edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento começou na pandemia da covid-19, quando os dois órgãos se juntaram para medir o grau da adoção das plataformas digitais das MPEs, que era de 59% em maio de 2020. Os dados foram obtidos através de uma amostra de 5.789 entrevistados, distribuídos por todos os estados do país e Distrito Federal. Entre os empreendedores, 61% são MEI, 34% donos de médias empresas e 6% de empresas de pequeno porte (EPP).

Houve um crescimento de seis pontos percentuais em relação à última edição feita em abril, conforme mostra a pesquisa atual. Ao dividir os perfis de negócios, as micro e pequenas empresas alcançaram um percentual de 73% e os Microempreendedores Individuais (MEIs) aparecem com 76%, um índice maior de adoção das tecnologias.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, comenta que “essa é uma mudança que veio para ficar. No próprio portal do Sebrae, já havíamos identificado um crescimento de 220% na procura por conteúdos sobre o mercado digital, somando 8 milhões de acessos entre 2019 e 2022”. Para o executivo, o comportamento dos consumidores mudou e as empresas já entenderam isso, portanto, precisam ser ativas nos canais digitais e proporcionar um novo meio para fazer vendas e se relacionar com os clientes.

Sobre o melhor resultado na série histórica, o levantamento também indicou ainda que há uma parcela considerável dos negócios que não entrou no digital. “Essa é questão de sobrevivência para os pequenos negócios”, diz Lima sobre os 25% que estão fora das redes. “É importante estar inserido nesses canais digitais, usar de forma proficiente os recursos que a internet oferece”.

A presença digital é fundamental hoje em dia e essa necessidade aumenta se considerarmos que todos os anos as vendas pelos canais online só crescem. Segundo os dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm):

– O e-commerce irá atingir R$ 185,7 bilhões em 2023;
– O número deve chegar a R$ 273 milhões em 2027;
– A alta representa quase 50% no intervalo dos próximos quatro anos.

Fonte: Exame