A Amazon anunciou, nesta semana, o começo dos testes das operações de comércio rápido na Índia. Com isso, a gigante do e-commerce deve entregar itens de supermercado em 15 minutos ou menos, sendo uma das primeiras a aderir a tendência.
Já disseminado na Índia, o comércio rápido é aplicado nas empresas como a Blinkit, da Zomato, e Instamart, da Swiggy, apoiada pela SoftBank. Estas empresas realizam as entregas rápidas com itens desde mantimentos até eletrônicos e em até 10 minutos.
Para 2024, a expectativa é que o comércio rápido da Índia ultrapasse US$ 6 bilhões em vendas anuais, superando — e muito — os US$ 100 milhões contabilizados em 2020. Os dados são da Datum Intelligence.
Cenário no país
A estratégia da Amazon nesta modalidade logística foca em oferecer a maior seleção de produtos nas maiores velocidades possíveis de entrega.
No início deste ano, o maior rival doméstico da Amazon na Índia, o Flipkart, apoiado pelo Walmart, testou o próprio serviço de comércio rápido em cidades indianas selecionadas, prometendo entrega de mantimentos em 10 minutos.
A Reliance, do bilionário Mukesh Ambani, também iniciou um piloto para um serviço de entrega de 10 a 30 minutos perto de Mumbai.