A Amazon divulgou um novo relatório de impacto econômico que reforça o papel estratégico do Brasil em seus planos de expansão. Segundo o documento, a companhia já investiu mais de R$ 55 bilhões no país ao longo da última década — o equivalente a cerca de R$ 15 milhões por dia — em áreas como logística, tecnologia, serviços de nuvem, geração de empregos, empreendedorismo e iniciativas comunitárias.

A operação local tem se apoiado fortemente em inovação. Com 25 anos de atuação global em inteligência artificial, a Amazon destaca que a tecnologia está no centro de suas frentes de negócio e na construção de experiências mais eficientes para consumidores e parceiros.
A AWS (Amazon Web Services), por exemplo, segue como um dos pilares desse crescimento, oferecendo soluções em nuvem para empresas de todos os portes. “Nós reconhecemos a responsabilidade que vem com nossa escala e estamos comprometidos em continuar contribuindo para o desenvolvimento tecnológico do país”, afirma Cleber Morais, diretor-geral da AWS no Brasil.
O número de empregos diretos e indiretos mais que dobrou nos últimos anos, saltando de 18 mil para 36 mil posições. No primeiro semestre de 2025, foram mais de mil novas contratações em cargos corporativos e de tecnologia. Atualmente, há mais de 550 vagas abertas nessas áreas.
Somente em São Paulo, a companhia investiu mais de R$ 47 bilhões na última década.
Expansão logística e alcance nacional
Nos últimos 18 meses, a Amazon inaugurou 140 novos polos operados com sua tecnologia, totalizando 200 centros logísticos distribuídos por todas as regiões do país.
Com essa estrutura, a companhia entrega em 100% dos municípios brasileiros, com mais de 150 milhões de produtos movimentados em 50 categorias. Essa rede de distribuição também sustenta a operação do programa FBA (Logística da Amazon), que segue em processo de expansão para todos os centros de distribuição no país.
Serviços e fortalecimento da produção cultural
A presença da Amazon no Brasil vai além do varejo. A empresa atua em diversos segmentos, incluindo serviços de assinatura (como Prime e Kindle Unlimited), tecnologia (AWS), entretenimento (Prime Video, Amazon Music, Amazon Publishing) e dispositivos (Alexa, Kindle, Echo e Fire TV).
“Nós buscamos oferecer uma experiência completa aos membros Prime, com acesso a títulos globais e locais, esportes ao vivo, aluguel de estreias e integração com outros canais de streaming”, diz Louise Faleiros, gerente do Prime Video no Brasil.