O consumo de itens de moda e acessórios ganha cada vez mais espaço no e-commerce. Se por um lado temos a expansão de marcas voltadas ao segmento, principalmente na China, pelo outros temos consumidores que, a cada ano, estão mais habituados com a modalidade. Segundo dados da Visa Consulting & Analytics (VCA), consultoria da Visa, entre janeiro e junho de 2023, o número de transações feitas em lojas de vestuário online cresceram cinco pontos percentuais ano a ano.
Ainda segundo dados da companhia, analisando a compra destes produtos em lojas físicas e online, houve aumento de quase 6% frente mesmo período de 2022. A digitalização, neste caso, se mostra presente em ambos formatos, tendo em vista que pagamentos por aproximação também ganharam mais espaço no cotidiano do usuário.
A Visa aponta que, no e-commerce, os destaques são Argentina, Colômbia e República Dominicana, que estão crescendo acima da média da região nas compras online com credenciais Visa. No período, o Brasil registrou um crescimento de 5%.
Já no quadro geral de compras utilizando a cartões Visa, a lista de países em destaque inclui Chile, Equador, Panamá, Guatemala e República Dominicana. Todos cresceram entre 25% e 30% em transações relacionadas a moda no primeiro semestre deste ano.
“A representatividade das transações online no número total de transações de pagamento digital no setor de moda vem mudando nos últimos anos e praticamente dobrou nos últimos três anos. Isso reflete uma grande movimentação do setor em busca de soluções seguras e de inovações que melhorem a experiência do usuário”, afirma Javier Vázquez, head da Visa Consulting & Analytics para a América Latina e Caribe.