Mantendo sua relevância em alta, a gigante asiática Shein e o Grupo Sparc – donos de marcas como Forever 21, Nautica e Reebok – trocaram ações e participações empresariais em novo contrato assinado na quinta-feira (24).
A marca popularizada através do comércio eletrônico passará a vender seus produtos nas lojas físicas da Forever 21 e a marca de fast fashion estará inclusa no site e aplicativo da Shein.
De acordo com o comunicado, o grupo Sparc passou a ser um acionista minoritário da varejista online e a Shein recebeu uma participação em torno de ⅓ da joint venture dos grupos Authentic Brands e Simon Property.
O grupo Sparc espera que a experiência em e-commerce e o alcance global da Shein possam oferecer uma plataforma de expansão para suas marcas. A parceria visa alavancar a distribuição da Forever 21, “agregando valor e variedade para a extensa base de clientes da Shein”.
Entretanto, os termos financeiros e o tamanho da participação não foram revelados.
Desafios e oportunidades no mercado brasileiro
Vale relembrar que nos últimos anos a Forever 21 enfrentou dificuldades, incluindo uma recuperação judicial nos EUA antes da aquisição pela Authentic Brands. Em 2017, a chegada da marca no Brasil foi marcada por uma estratégia de lojas “âncoras” em shoppings com a venda de roupas a preço baixo.
Contudo, a partir de 2020 a empresa precisou enfrentar uma série de ações judiciais referente ao pagamento do aluguel nos shoppings. E, sem possibilidade de acordo com a Multiplan, em 2022 todas as unidades no Brasil foram fechadas.
De maneira oposta, lançada no Brasil há apenas três anos, a Shein apresentou um crescimento exponencial, apostando principalmente em promover o país. Contando ainda com planos de expansão de sua produção para o Brasil.
Mesmo em meio às discussões acerca da cobrança de impostos de importação, a varejista continua investindo no país, que caracteriza um dos maiores mercados da empresa no mundo, ao lado de Europa e EUA.
Ademais, o Brasil é pioneiro na atuação da Shein como um marketplace, possuindo vendedores locais.
“Temos um plano nacional para o Brasil, um plano de crescimento que vai acontecer”, declarou Felipe Fleister, gerente de países da Shein no Fórum E-Commerce Brasil 2023.
No acordo ainda há a possibilidade para explorar shop-in-shops, isto é, a venda de produtos dentro de lojas de outra marca. Almejando “experiências focadas no cliente Shein em lojas da Forever 21”.
“Juntas, Shein e grupo Sparc planejam utilizar suas plataformas e conhecimentos complementares para acelerar a inovação de produtos, explorar novas estratégias de negócios, aprimorar as experiências dos clientes e aumentar suas presenças no mercado”, concluíram as empresas no comunicado.
Fonte: InfoMoney