Em meio à sua maior crise, a Americanas decidiu unificar suas principais marcas de e-commerce. A partir de hoje, a varejista passa a integrar os sites e aplicativos da Shoptime e Submarino, marcas emblemáticas do setor adquiridas pelo grupo. Com essa mudança, a Americanas se tornará a marca única de referência, encerrando as operações das outras duas.
O Shoptime, adquirido pelo grupo em 2005, já tinha uma década de mercado e era pioneira no conceito de “home shopping” na América Latina, vendendo produtos pela TV antes mesmo da internet se popularizar. Já o Submarino surgiu em 1999 e, em 2006, fundiu-se com a Americanas.
A decisão de unificação representa mais um desdobramento do rombo contábil bilionário que abalou a Americanas no ano passado, fragilizando ainda mais o negócio.
Operação e investigações
A transição das marcas começou a ser comunicada parcialmente às equipes em maio, focando nos times responsáveis pela manutenção das plataformas online. Essas equipes estão encarregadas de desativar os sites e aplicativos do Shoptime e Submarino e transferir seus conteúdos para a plataforma da Americanas.
Até o momento, não houve um comunicado mais amplo para todos os funcionários ou ao mercado. Recentemente, todos assistiram atônitos à operação contra o ex-CEO Miguel Gutierrez e a ex-diretora Anna Saicali, ambos acusados de fraudes financeiras.
Comunicado oficial
Procurada, a Americanas confirmou a mudança. Em nota, a companhia afirmou que a “integração” tem como objetivo “fortalecer o digital da companhia a partir da marca Americanas”. Segundo o comunicado, a decisão faz parte de um alinhamento com a nova estratégia de negócios. Neste caso, busca uma operação mais ágil, rentável e eficiente, proporcionando uma “experiência de compra ainda mais completa”. A nota também destacou que a alteração “acelera seu plano de transformação e foco”.
Com essa movimentação, a Americanas espera consolidar sua presença no mercado e superar os desafios impostos pela crise recente.
Fonte: O Globo