Logo E-Commerce Brasil

Antecipação de recebíveis é apreciada por PMEs, que destacam taxa de juros como diferencial

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A antecipação de valores a receber é um dos principais formatos utilizados atualmente por pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil. De acordo com o Serasa Experian, a maior vantagem do modelo para 45% das respondentes é a taxa de juros mais competitiva em relação a outros canais.

Taxa de Juros - PMEs - Serasa Experian
(Imagem: Freepik)

A pesquisa mostra que a prática, que inclui boletos, duplicatas, NFs, recebíveis de cartão de crédito e débito como opção de acesso a crédito, é bem vista por alguns motivos práticos. No total, 43% dos respondentes acreditam que o formato melhora o fluxo de caixa, além de 40% citarem que não há endividamente com o acesso e 38% citarem a facilidade do processo.

“Essa é uma opção de empréstimo que permite que as empresas, pequenas, médias e também as grandes, negociem os valores a serem recebidos de suas compras com cartões de crédito e débito. Aquelas que fazem vendas via cartão de crédito, por exemplo, detém um fluxo de recebimento futuro de pagamentos, chamada ‘agenda de recebíveis’, que se torna garantia para que elas tenham acesso a melhores condições em compras a prazo ou aquisições de empréstimos. Para as PMEs, essa é uma opção que realmente apoia e alavanca negócios”, explica Cleber Genero, vice-presidente de PMEs da Serasa Experian.

Especificidades

Na divisão por cada modal, seja cartão de crédito ou boleto, entre outros, o Serasa Experian identificou o uso específico dos valores a depender de qual fundo foi retirado.

Os recebíveis do cartão de crédito, por exemplo, são usados para equilibrar o fluxo de caixa (32%) e pagar contas antes de atrasar (27%). Já outros tipos de antecipação, como boletos e NFs, servem para ampliar capital de giro (27%) e equilibrar fluxo de caixa (26%), além de comprar matéria-prima (22%).

“Entender o panorama geral desse mercado, as dores das PMEs em relação ao tema e traduzir para a linguagem desse público é parte do nosso papel de empoderar essas empresas. O crédito é um caminho para o crescimento, para um fluxo de caixa mais saudável e para evitar o endividamento, como vimos, e cada vez mais é importante que as PMEs usem o crédito de forma estratégica”, conclui Genero.

Taxa de Juros - PMEs - Serasa Experian
(Fonte: Divulgação/Serasa Experian)

Motivação das PMEs

A antecipação dos recebíveis pelas PMEs, conforme levantado pelo Serasa Experian, tem como principal motivo a aplicação em capital de giro (22%). Entre outras destinações para os valores, estão equilibrar fluxo de caixa (21%) e investir no próprio negócio (20%). A compra de matéria prima também aparece nos resultados (12%).

O principal gasto de uma PME é com pagamento de fornecedores e, por isso, os recursos da antecipação vão para esse tipo maior de gasto.