Nesta quinta-feira (7), o governo federal lançou o Programa Raízes Comex, focado na inclusão e diversidade racial no comércio exterior. A iniciativa foi promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e Ministério da Igualdade Racial (MIR), além da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O programa foi desenvolvido a partir de um estudo da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Nele, a participação de pessoas pretas em empresas do segmento de exportação foi mapeada, entendendo, a partir disso, que a igualdade racial está longe de ter sido atingida.
Recentemente, a agência voltada ao comércio exterior também anunciou uma nova plataforma visando estimular o segmento no Brasil.
Ponto de partida
De acordo com a ApexBrasil, portanto, o objetivo é ampliar a presença destes empreendedores e profissionais no comércio exterior. Com as ações, isso acontecerá com capacitação técnica, mentoria e redes de apoio, além de fortalecer a visibilidade dos produtos oferecidos por estes profissionais.
“Com dados, podemos pensar e elaborar políticas públicas mais efetivas, além de construir um mercado de trabalho mais inclusivo e equitativo. Pensar em um país mais justo, democrático e igualitário para todas as pessoas é pensar em uma democracia mais fortalecida”, afirma a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
Além dela, o vice-presidente da República e ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, também participou do evento de oficialização, deixando sua opinião sobre as ações desenhadas. “Temos um compromisso e diretriz deste governo de combater a injustiça e desigualdade racial. Empresas que exportam empregam mais trabalhadores, oferecem melhores salários e oportunidades”, comenta.
Iniciativas
O Programa Raízes Comex incluirá dois cursos e, segundo a ApexBrasil, ambos serão exclusivos para jovens pretos. São eles:
- Auxiliar em comércio exterior (online) - 90 horas;
- Assistente de serviços em comércio exterior (presencial) - 160 horas.
Além disso, foi anunciado o 1º Prêmio de Inclusão e Diversidade Racial no Comércio Exterior, que premiará empresas lideradas por pessoas pretas com potencial para exportação.