Ao longo desses últimos anos na Kobe Apps, acompanhando o desenvolvimento de Super Apps de varejo como Tok Stok, Decathlon, JCPM, Telhanorte, Fila e diversos outros, a mesma pergunta aparece constantemente: qual a melhor tecnologia a ser usada para construção do meu projeto?
Quando não há necessidade de funcionalidades de alta complexidade como integrações com outros apps, transações financeiras e/ou um app que precisa ser super rápido e intuitivo, o PWA pode ser uma opção sendo o caso de ferramentas de consulta, vitrines para demonstração de produtos ou catálogos. Mas o que é um sistema feito em PWA?
Em um artigo da microsoft, os autores definem brevemente o que seria um sistema PWA: Progressive web Apps são somente bons websites que podem se comportar como aplicativos – ou, talvez PWAs são somente bons apps, alimentado pelas tecnologias Web e entregues com a estrutura Web. Falando de uma forma mais simples, o PWA é uma evolução do web responsivo, aproximando a experiência de um app mobile com limitações, de uma olhada nas principais diferenças entre as plataformas:
A verdade é que diversas plataformas de mercado prometem a entrega de aplicativos funcionais, quando na realidade é apenas um PWA, bem abaixo do que seria um app nativo. Pois é a alternativa mais barata e com menos esforço de TI por se tratar de otimização a um sistema web já existente. Porém, as restrições quanto a funcionalidades é alta e a experiência do usuário não é a das melhores, visto que não segue um Design System atrelado a um código nativo (mobile). Decorridas de uma interface mais pobre em tecnologia e design, acabam prejudicando não só o acesso e experiência, como a performance e o avanço tecnológico no projeto, assim limitando as chances de sucesso em um ambiente altamente competitivo como o exemplo de e-commerces e marketplaces.
Com essa visão, a Kobe Apps desenvolveu um produto low-code para criação e gerenciamento de apps totalmente nativos, tendo como premissa ser uma ferramenta serverless e headless de fácil utilização usando toda estrutura e capacidade do cloud commerce, assim facilitando o processo de customização, adição de novas integrações e operacionalização do time de e-commerce para construção de campanhas e ações da marca em seu aplicativo, tudo isso em 30 dias. Esta tecnologia é pensada para grandes marcas encantarem seus clientes e escalarem suas vendas, a exemplo da Whirlpool, Multilaser, Forte Atacadista, que oferecem uma versão completa de recursos disponíveis para seus usuários, do início da compra até o pós-venda, além de alta performance de desempenho e um layout customizado para uma melhor experiência na jornada do usuário durante a sua compra, auxiliando muito na conversão e aumento do ticket médio no canal mobile.
Os principais motivos, que costumam ser decisivos na escolha da tecnologia do e-commerce ou marketplace, é a retenção de usuários, diminuição dos abandonos de carrinho, aumento da taxa de recompra e conversão, e diferenciação do canal mobile do site e só é possível atingir esses objetivos construindo nativamente o projeto. Você já tem um app de e-commerce?

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