Aumentar o valor do ticket médio é uma forma simples de aumentar a receita de uma loja virtual sem recorrer a aquisição de novos clientes, mas vendendo mais para clientes antigos.
A vantagem dessa estratégia é que vender para os clientes que a loja virtual já possui é mais simples e mais barato. O conteúdo traz uma estratégia para aumento do valor do ticket médio usando a psicologia do consumidor, além de apresentar o Brinde no Carrinho, ferramenta desenvolvida pela Empreender para aumentar o valor do ticket médio da loja virtual.
O que é o valor do ticket médio
O valor do ticket médio é uma métrica que representa o valor médio gasto por um cliente em uma única transação. É medido somando o faturamento da loja em um período específico e dividindo pelo número de clientes atendidos nesse mesmo período.
Calcular o valor do ticket médio é uma forma de saber se as estratégias de marketing estão funcionando, qual a média de valor que os clientes estão dispostos a gastar além de fornecer uma visão clara para novas estratégias.
Por exemplo, supondo que a loja deseja aumentar seu faturamento nos próximos meses e descobriu que os clientes gastam, em média, R$100,00. Com boas práticas de aumento do ticket médio, esse valor pode aumentar para R$150,00.
Dessa forma, o faturamento aumenta sem que seja necessário conquistar novos clientes, o que torna a ação muito mais lucrativa.
Como aumentar o ticket médio usando a psicologia do consumidor
Existem diversas estratégias que podem ser usadas para aumentar o valor do ticket médio de uma loja virtual. Uma delas é o oferecimento de algum benefício em compras a partir de um determinado valor.
Por exemplo, um dos fatores que podem fazer um cliente abandonar sua compra é um valor de frete elevado. Imagine que ele gastou 120 reais na loja virtual e o frete saiu por 40 reais. Considerando esse valor caro, ele pode abandonar o carrinho. Entretanto, quando a loja oferece frete grátis em compras a partir de 200 reais, o cliente enxerga isso como uma vantagem e tende a gastar mais para aproveitar o benefício.
O mesmo acontece quando o cliente recebe um brinde em compras acima de um valor estipulado pela loja virtual. A oferta de brindes aumenta o valor percebido da transação. Os consumidores tendem a valorizar mais uma compra quando recebem algo extra, o que torna a experiência de compra mais gratificante e memorável.
Essa sensação de ganho adicional pode ser um motivador forte para os clientes, levando-os a adicionar mais itens ao carrinho para atingir o valor necessário para receber o brinde.
Outro aspecto psicológico envolvido é a exclusividade e a urgência. Ao comunicar que o brinde é uma oferta especial, disponível apenas para compras acima de um determinado valor, cria-se um senso de exclusividade e escassez. Os consumidores são motivados a aproveitar a oferta enquanto ela está disponível, o que pode acelerar a decisão de compra e aumentar o valor da transação.
Esse tipo de estratégia traz benefícios a curto e médio prazo para a loja virtual. A curto prazo, o faturamento tende a ser maior, considerando que os clientes gastam mais para receber vantagens.
A médio prazo, esse tipo de ação faz com que os clientes se sintam satisfeitos em receber os benefícios. Apesar de terem pago por eles, os consumidores tendem a se sentir presenteados com os brindes e descontos.
Isso ajuda a aumentar a satisfação e a lealdade do cliente, pois a experiência de receber algo extra pode fortalecer a percepção positiva da marca. Clientes satisfeitos e leais têm maior probabilidade de retornar e realizar compras futuras, criando um ciclo de valor contínuo para a loja.
Use a Brinde na Carrinho para aumentar o valor do ticket médio
Para automatizar o processo de oferecer brindes a partir de um determinado valor, os lojistas podem adicionar o Brinde no Carrinho na loja virtual.
O Brinde no Carrinho é um aplicativo desenvolvido pela Empreender. Com ele, o lojista consegue estipular um valor mínimo de compras para que o cliente receba um brinde.
Os brindes devem ser produtos já cadastrados na loja, sem variações, ou seja, não devem ter múltiplas versões com diferentes características (como cores, tamanhos, etc). Além disso, é crucial que esses produtos estejam disponíveis em estoque.
Com essa funcionalidade, os clientes verão na tela um aviso indicando quanto falta para obter o brinde. Isso incentiva os clientes a comprar mais.
O lojista pode oferecer vários brindes nas compras, mas os clientes só podem escolher um por vez. Quando o valor mínimo for atingido, o cliente selecionará o brinde desejado, e o valor correspondente será descontado do carrinho.
Veja como o Brinde no Carrinho funciona:
Use a psicologia do consumidor para melhorar os resultados da sua loja virtual. Experimente o Brinde no Carrinho gratuitamente.