Logo E-Commerce Brasil

Carne bovina e batata são os principais indicadores do aumento de preço na cesta básica, diz Precifica

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Pesquisa realizada pela Precifica, empresa especializada em pricing, aponta um aumento de 1,45% no preço da cesta básica no comércio eletrônico durante o mês de abril em comparação ao mês de março. Analisando um total de 13 itens disponíveis em cinco plataformas supermercadistas, com atuação na região metropolitana de São Paulo, a pesquisa afirma que o preço da cesta básica passou de R$ 674,37 para R$ 684,17.

O valor mapeado em abril é classificado como a segunda alta do ano, porém demonstra atenuação em relação a março, que apresentou um aumento de 8,40%, segundo a Precifica. Em meses anteriores, os valores oscilaram. Em janeiro houve um recuo de 2,40% quando comparado a dezembro de 2022 e em fevereiro uma queda de 4,34%. 

Os 13 itens mencionados no estudo são os mesmos analisados pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), com duas diferenças: sal refinado e pão francês. O sal está presente na avaliação da Precifica, que não leva em consideração o pão, enquanto a Dieese avalia o pão, porém não o sal.

Índices do IBGE

O índice trabalhado pela Precifica, fundamentado no e-commerce da Grande São Paulo, está alinhado aos indicadores aferidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo IPCA-15. A previsão da inflação oficial ficou na casa de 0,52% para a região de São Paulo e segue em concordância com o índice oficial, que fechou no valor de 0,58% em março. Isso significa que ambos, em abril, foram menores. De acordo com o IBGE, o grupo Alimentação e Bebidas registrou alta de 0,13% em São Paulo. 

Entretanto, vale ressaltar que os valores trabalhados pelo IBGE se referem a produtos e serviços de segmentos variados, não somente da cesta básica, além de incluir preços praticados em todo o território brasileiro, não apenas na região metropolitana de São Paulo, sendo esta a razão da diferença entre os dados mencionados. 

Ademais, uma mudança no número de produtos monitorados do Índice da Cesta Básica no E-commerce (ICB-COM) ocorreu na semana do dia 17 de abril. A cesta básica que era constituída por um monitoramento de 77 produtos, passou a contar com a observação de preço de 264 produtos. O objetivo da mudança é refletir da melhor maneira possível a oscilação de preço dos índices que compõem a cesta. Todavia, no estudo da Precifica, as categorias monitoradas permanecem as mesmas, assim como os websites.

Oscilações nos produtos

Segundo a pesquisa, os alimentos com queda de preço foram, respectivamente, sal refinado (19,8%), farinha de trigo (13,2%), café em pó (12,6%), tomate (7,9%), óleo de soja (6,8%), arroz (3,5%), açúcar (2,2%) e manteiga (0,8%). Os produtos com aumento de preço foram a carne bovina (8,1%), batata (5,2%), feijão carioca (2,2%) e leite integral (1,9%). A alta da carne bovina e da batata impactaram significativamente para o aumento no custo da cesta básica do mês de abril. 

A dificuldade de definição de preços ideais para os produtos, por parte dos varejistas e especialmente por parte de grandes redes que atuam em mais regiões, é resultado das variações constantes de valores, tanto para mais quanto para menos. Portanto, segundo a Precifica, é necessário investimento na área de tecnologia para tornar o processo de precificação mais ágil e assertivo. 

A implantação de soluções de monitoramento e precificação, especialmente aquelas baseadas em inteligência artificial, são necessárias nos dias de hoje para que o varejista possa organizar e tratar os dados em relação à formação de preços e ao estabelecimento de promoções, comenta Ricardo Ramos, CEO da Precifica.