A migração de usuários do Android para o iPhone atingiu seu maior nível em cinco anos, segundo um levantamento divulgado pela Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) nesta quarta-feira (24). Os dados se referem ao segundo trimestre de 2024.
De acordo com a pesquisa mais recente, 17% dos novos compradores de iPhones vieram de um smartphone Android durante esse período. Esse número é quase o dobro do registrado no segundo trimestre do ano anterior, que foi de 10%.
Esse movimento impacta diretamente no e-commerce, visto que mais de 50% das compras online já são feitas através de dispositivos móveis e esse número deve aumentar.
Esse recente aumento é o mais significativo desde 2017, quando a troca entre os dois sistemas operacionais móveis mais populares do mundo atingiu 21% no segundo trimestre, conforme dados da CIRP. A pesquisa também examina a troca entre diferentes modelos de iPhones e a porcentagem de clientes comprando seu primeiro aparelho da Apple.
Embora a alta na migração de usuários do Android para o iPhone traga mais clientes para a Apple, essa melhoria na métrica também tem um lado negativo. O estudo indica que os usuários que migram do sistema do Google geralmente buscam modelos de iPhone mais baratos.
Como resultado, as versões mais recentes do iPhone são menos procuradas devido aos seus preços elevados. Segundo a CIRP, isso está relacionado às vendas relativamente fracas do iPhone 15 em 2024.
Modelos como o iPhone 13, iPhone 14 e iPhone SE tiveram mais vendas no último trimestre, especialmente entre ex-usuários do Android, apesar de terem recursos menos avançados que a geração atual. A pesquisa também destaca uma queda no número de usuários que trocaram seu iPhone antigo por um modelo mais novo nos primeiros seis meses do ano.