A introdução da Inteligência Artificial (IA) e de outras ferramentas de automação ainda são assuntos que geram debates de todos os tipos. Mesmo assim, não há como negar que tudo isso veio para ficar e, atualmente, negócios já começam a implementar essas novidades no dia-a-dia.
No Brasil, de acordo com a 7ª edição do estudo Back to Business, da Visa, 87% dos empresários consideram, para os próximos 12 meses, provável aplicação de algum serviço de IA e automação. A ideia com isso é criar alguma vantagem em relação aos concorrentes.
O levantamento também traz um olhar sobre pagamentos digitais no país. Atualmente, com maior integração de sites e aplicativos neste quesito, 47% dos compradores brasileiros esperam usar transações sem dinheiro físico nos próximos dois anos. No mundo, o mesmo índice chega em 40%.
Para 2024, 67% dos brasileiros entrevistados preveem a utilização de pagamentos digitais com maior frequência.
PMEs
As pequenas e médias empresas (PMEs) também estão relacionadas com a maior adoção de IA e serviços de automação no cotidiano das empresas. Isso porque, como consumidores também esperam essas novidades, criam-se oportunidades para o segmento.
Veja a lista desenvolvida pelo estudo:
Principais Oportunidades: Proprietários de negócios citaram o aumento da presença nas redes sociais (51%), a oferta de novos produtos ou serviços (45%) e o investimento maior em marketing (52%) como as principais oportunidades para alcançar novos clientes, sendo que 26% estão de olho em aceitar novas formas de pagamento como uma área crucial que pode ajudá-los a melhorar seus negócios.
Fator segurança: Mais da metade dos consumidores brasileiros apontam que métodos de pagamentos digitais apresentam mais sensação de segurança (44%, em comparação com 32% globalmente).
Exigindo sustentabilidade: Os consumidores estão se inclinando para produtos sustentáveis: 80% dos consumidores brasileiros entrevistados afirmam que as práticas de sustentabilidade de um negócio têm pelo menos algum impacto em sua decisão de compra. Um número expressivo de 84% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos ou serviços para garantir que sejam sustentáveis, incluindo 64% que estão dispostos a pagar significativamente ou um pouco mais.
Expectativas para pagamentos: As principais opções de pagamento por aproximação ou digitais que os compradores esperam nas lojas físicas incluem aplicativos de pagamento móvel (56%), pagamento com cartão por aproximação (39%), pagamentos com carteira digital (35%) e autoatendimento (35%). Todos dados referentes ao mercado brasileiro.
Compras em pequenos negócios: 51% dos consumidores brasileiros pretendem fazer mais compras em negócios locais este ano, buscando apoiar a economia local (65%) ou estabelecer uma conexão pessoal (48%) em sua comunidade.
O Back to Business foi conduzido entre 2.250 entrevistados na Austrália, Brasil, Canadá, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Nova Zelândia, Singapura, Emirados Árabes Unidos (EAU) e nos Estados Unidos.