O tempo em que cosmético para o público masculino era só loção pós-barba ficou no passado. Leonardo Fernandes, de 22 anos, gosta de escolher um bom xampu e um bom condicionador. Pomada para cabelo, protetor solar e hidratante para o rosto estão na lista frequente de compras do estudante de economia, morador de São Paulo. “Eu curto me cuidar. Procuro sempre por novidades e incentivo o meu irmão mais novo, de 13 anos, a também cuidar do cabelo e da pele”, conta o estudante.
Leonardo não está sozinho. O aumento da disposição do público masculino em investir tempo e dinheiro com a própria beleza é uma tendência. Segundo estimativa da consultoria Research & Markets, o mercado mundial da beleza masculina faturou quase 79 milhões de dólares em 2023. Aqui no Brasil, o Sebrae também confirma esse movimento e aponta que existem boas oportunidades para quem quiser fabricar ou vender produtos voltados para esse segmento.
A empresa MeBabo, com sede em Santa Catarina, percebeu essa oportunidade já faz tempo. Há sete anos, produz e comercializa cosméticos e aparelhos, como máquina de cortar cabelo, voltados para os homens. O portfólio das marcas Brotherhood (BTH) e Embaixador inclui hidratante para alinhar a barba, xampu e sabonete íntimo. E esse catálogo vai aumentar – entre os itens que estão em testes, há até um específico para proteger a pele tatuada.
Fabricar produtos voltados para o público masculino não é uma questão apenas de trocar o aroma da linha feminina. O cabelo e a pele do homem e da mulher têm características específicas. “Por muito tempo, existiu uma deficiência de produtos voltados para eles e agora as opções já chegam com força ao mercado. Os homens estão mais vaidosos. Querem produto de qualidade, embalagem bonita, um bom aroma”, explica Suelen Brehmer, gerente de e-commerce da MeBabo.
No ranking dos mais vendidos da MeBabo, a pomada para cabelo é a campeã, seguida pelos produtos para barba. “A gente percebe que a barba está em alta e os homens agora se preocupam que ela esteja bem aparada, bem alinhada e hidratada, que seja cuidada com produtos cheirosos”, aponta Suelen.
Nas 2900 farmácias da RD-Raia Drogasil, maior rede do varejo farmacêutico do país, o crescimento do interesse pela beleza masculina é visível. Clientes pedem dicas às equipes das filiais ou chegam à farmácia em busca de cosméticos indicados por dermatologistas. Não procuram mais só o xampu 2×1, estão abertos a novas opções e querem conhecer os lançamentos. Suelen Brehmer dá uma dica. “Tem que entender o perfil. Se for algo muito demorado ou trabalhoso o homem não usa”.
No marketplace da RaiaDrogasil, a oferta de produtos de beleza masculinos cresce ano a ano. Os sellers precisam estar atentos para oferecer aos potenciais clientes o que eles querem. É fundamental também saber se comunicar com esses novos consumidores que, muitas vezes, ainda nem conhecem todas as possibilidades disponíveis no mercado.
Cuidar da saúde, beleza e bem-estar é uma tendência que chegou para ficar e ainda vai crescer muito. Quem estiver atento e preparado, terá mais chances de atingir um público ávido por informação e disposto a gastar.