Em busca de aproveitar as vendas de fim de ano, período mais importante para o varejo, com Black Friday, Natal e Reveillon, varejistas de todo o país têm intensificado seus esforços para atrair e fidelizar consumidores. Os canais online – site e aplicativo – têm papel importante nessa estratégia, afinal, o alcance a clientes não tem barreiras físicas ou geográficas. E é nesse cenário que são adotados multicanais em prol de aumento de usuários ativos, ticket médio e avaliações. Para transformar clientes em fãs, os aplicativos próprios ganham destaque.
“Os celulares estão a todo momento sob nosso alcance, isso quando não estão nas nossas mãos. É natural que a maior parte dos usuários prefira comprar em dispositivos móveis. É a isso que se deve a taxa de conversão mobile ser maior. Do lado das empresas, é comum que se ofereça descontos ou condições exclusivas por aplicativo da loja, afinal, é uma forma de reter aquele consumidor, inclusive com notificações push, e estimular a fidelização“, afirma Bruno Bulso, COO e cofundador da Kobe Apps, plataforma líder em apps mobile commerce do Brasil.
Desenvolvedora de apps de marcas como Cacau Show, Fast Shop, Fila, Brasil Cacau, Telhanorte, Multi e Supermercado Savegnago, a Kobe Apps afirma que os aplicativos têm transações acima de 40% quando comparado aos sites, ticket médio 10% maior e uma taxa de conversão acima de 17%. Segundo Bulso, isso ocorre por diversos motivos, entre eles por permitir aumentar e engajar a base de usuários pelo mobile; entregar uma experiência diferenciada; ter um canal mobile customizado à marca para aumentar a decisão de compra e, consequentemente, encantar os clientes e criar uma legião de pessoas fiéis a marca.
Na Black Friday de 2023, os aplicativos desenvolvidos pela Kobe Apps registraram um crescimento de 40% de GMV transacionados e de 10% no ticket médio. Neste mesmo período, um grande destaque da plataforma foi o grupo de tecnologia Multi, antiga Multilaser, que teve aumento de 154% no ticket médio pelo app, comparado ao site. Outro case de sucesso foi o da Vix Brasil, marca de beachwear de luxo, com elevação de 47% no ticket médio no aplicativo, em relação ao site.
Bulso explica como o investimento em aplicativos próprios tem beneficiado varejistas de áreas variadas. “Apesar de ser um dos períodos mais importantes do ano, a Black Friday vem sofrendo quedas no impacto das vendas anualmente. No entanto, as marcas que fidelizam seus clientes em múltiplos canais, ao longo do ano, e fazem uma campanha bem-feita, conseguem sair na frente e elevar o ticket médio dos pedidos”, avalia.
De acordo com levantamento da AppsFlyer, empresa de mensuração e analytics de aplicativos, 73% dos consumidores realizam compras através do mobile. Além disso, mais de 88% dos consumidores pesquisam em sites e aplicativos da loja antes de efetuar a compra. Para Bruno Bulso, os números evidenciam a importância dos aplicativos de e-commerce. “São diversos recursos que permitem uma comunicação eficaz e direcionada das ofertas. Isso pode levar a mais instalações do app, nas interações e nas conversões”, destaca.
“Com o uso de banners, mosaicos e vitrines segmentadas, menus de categorias e preferências, vídeo commerce, notificações de push, cupons e benefícios exclusivos, entre outras ferramentas, você pode atrair a atenção dos usuários e comunicar ofertas de forma clara e estratégica, oferecendo uma experiência de compra mais envolvente”, finaliza Bulso.
Quer saber mais? Acesse: www.kobe.io