A Black Friday traz consigo as promoções e descontos tão aguardadas ao longo do anos, mas nem sempre a alíquota oferecida é satisfatória. Para este ano, a expectativa dos consumidores é que os descontos abatam, no mínimo, 50% do valor inteiro do item. Os dados são do Brazil Panels e Conexão Vasques.
De acordo com as informações do estudo, essa é a única categoria de oferta válida para quase metade (44,3%) dos consumidores para a Black Friday. Além disso, 29,6% esperam que os descontos fiquem entre 41% e 50%. O menor número de clientes (2,9%) considera vantajosas produtos de 10% a 20% off.
Outro ponto sobre o comportamento do consumidor é a preferência de 40,7% pelo e-commerce na maioria das vezes e 19,4% só comprando neste modelo. A escolha pela loja física, enquanto isso, atinge 13,2%, sendo que todos também admitem que, eventualmente, podem escolher o online.
Entre as prioridades elegidas para o período de compras, segundo as respostas dos consumidores, estão:
- Promoções abrangentes em várias categorias de produtos;
- Grandes descontos em itens específicos;
- Frete grátis;
- Parcelamento sem juros;
- Cashback.
Mais hábitos e intenção de compra
A pesquisa traz mostra ainda que o consumidor está mais criterioso quando se trata de Black Friday. Prova disso é que 62,3% sempre verificam os preços dos produtos antes de fechar qualquer compra. Ocasionalmente, esta ação é aplicada por 23,8% das pessoas.
Ao todo, mais de 50% se mostram inclinados a comprar na data, com este índice dividido entre os que certamente vão às compras (27,9%) e provavelmente irão (32,7%). Entre os segmentos com maior destaque nas pesquisa, a Brazil Panels mostra:
- Eletrodomésticos (50,6%)
- Eletrônicos (50,1%);
- Moda e acessórios (32,4%);
- Beleza e cuidados pessoais (30,2%).