Logo E-Commerce Brasil

Black Friday com desconto: consumidores buscam por mínimo de 50%

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A Black Friday traz consigo as promoções e descontos tão aguardadas ao longo do anos, mas nem sempre a alíquota oferecida é satisfatória. Para este ano, a expectativa dos consumidores é que os descontos abatam, no mínimo, 50% do valor inteiro do item. Os dados são do Brazil Panels e Conexão Vasques.

De acordo com as informações do estudo, essa é a única categoria de oferta válida para quase metade (44,3%) dos consumidores para a Black Friday. Além disso, 29,6% esperam que os descontos fiquem entre 41% e 50%. O menor número de clientes (2,9%) considera vantajosas produtos de 10% a 20% off.

Descontos na Black Friday consumidores buscam por mínimo de 50%
(Imagem: Envato)

Outro ponto sobre o comportamento do consumidor é a preferência de 40,7% pelo e-commerce na maioria das vezes e 19,4% só comprando neste modelo. A escolha pela loja física, enquanto isso, atinge 13,2%, sendo que todos também admitem que, eventualmente, podem escolher o online.

Entre as prioridades elegidas para o período de compras, segundo as respostas dos consumidores, estão:

  • Promoções abrangentes em várias categorias de produtos;
  • Grandes descontos em itens específicos;
  • Frete grátis;
  • Parcelamento sem juros;
  • Cashback.

Mais hábitos e intenção de compra

A pesquisa traz mostra ainda que o consumidor está mais criterioso quando se trata de Black Friday. Prova disso é que 62,3% sempre verificam os preços dos produtos antes de fechar qualquer compra. Ocasionalmente, esta ação é aplicada por 23,8% das pessoas.

Ao todo, mais de 50% se mostram inclinados a comprar na data, com este índice dividido entre os que certamente vão às compras (27,9%) e provavelmente irão (32,7%). Entre os segmentos com maior destaque nas pesquisa, a Brazil Panels mostra:

  • Eletrodomésticos (50,6%)
  • Eletrônicos (50,1%);
  • Moda e acessórios (32,4%);
  • Beleza e cuidados pessoais (30,2%).