A Black Friday é uma das maiores oportunidades de vendas do ano, e estar bem preparado é fundamental para aproveitar ao máximo este momento. Para garantir um aumento significativo nas vendas e um atendimento eficiente, é essencial que os e-commerces sigam as melhores práticas e estratégias.
Desde a otimização da infraestrutura da plataforma até o planejamento de campanhas eficazes e um atendimento ao cliente impecável, cada detalhe pode fazer a diferença. Neste conteúdo, são abordadas as principais ações que podem ser implementadas para preparar o e-commerce de forma eficaz para a Black Friday.
O que esperar da Black Friday 2024?
O panorama da Black Friday 2024 para o mercado digital é mais do que promissor, e enquanto alguns podem achar que é cedo demais, o planejamento e a antecipação pode ser a chave para fazer toda a diferença nos seus resultados.
O infográfico da Globo Gente, mostra dados de como o brasileiro está se preparando para esta data, 39% estão se planejando e pretendem comprar na data. 56% dos respondentes da classe AB pretendem comprar na Black Friday, é o maior índice entre as classes. Além disso, 6 em 10 se preparam para a Black Friday, entram em listas VIP e baixam o app da loja com antecedência, tudo para estar pronto para aproveitar as ofertas.
No ano passado (2023), o faturamento da Black Friday foi de R$ 5,2 bilhões – um pouco abaixo dos R$ 6,1 bilhões de 2022 (recorde da data no Brasil), segundo relatório da Confi.Neotrust.
Melhores práticas e estratégias para uma Black Friday eficaz
A Black Friday 2024 promete ser marcada por uma combinação de maior maturidade dos consumidores e a intensificação da competição entre os e-commerces. Algumas tendências esperadas incluem:
- Crescimento das compras omnichannel: os consumidores estarão ainda mais integrados entre os ambientes físico e online, buscando uma experiência de compra fluida;
- Descontos mais estratégicos: em vez de grandes cortes de preço, é interessante focar em promoções personalizadas, fidelização e programas de cashback para garantir melhores resultados;
- Sustentabilidade em alta: muitos consumidores, principalmente da Geração Z e Millennials, preferem marcas que demonstram um compromisso com práticas sustentáveis;
- Adoção crescente de IA e automação: ferramentas de inteligência artificial serão fundamentais para proporcionar recomendações de produtos personalizadas e suporte eficiente durante o evento;
- Crescimento do live commerce: o uso de transmissões ao vivo para promover produtos e criar uma interação mais próxima com o cliente deve ganhar ainda mais força.
Com algumas destas estratégias, espera-se que a Black Friday 2024 traga vendas expressivas, com foco na inovação e personalização, atendendo às exigências de um consumidor cada vez mais informado e exigente.
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