Segundo a Nuvemshop, pequenos e médios empreendedores (PMEs) continuam apostando nas redes sociais para se destacar na Black Friday. Na pesquisa do marketplace, 86% planejam utilizar o Instagram como canal de divulgação das ações promocionais. A rede social ganha destaque este ano, visto que em 2022 apenas 54% dos lojistas usaram o aplicativo para divulgar promoções.
O Instagram, aliás, foi uma das redes sociais de destaque nas vendas do Dia das Crianças. De acordo com a ABComm, 27% dos entrevistados avaliaram o canal como sendo o melhor para procurar produtos, à frente inclusive do Facebook e do YouTube (ambos com 12%).
Além do Instagram
Outras ferramentas de divulgação também aparecem no levantamento. Entre elas, destaque para o WhatsApp, escolhido por 62,5%, e o e-mail marketing, usado por 34,5%. A contratação de influenciadores digitais (18%) e a utilização do live commerce (15%) também estão no ranking.
Vale lembrar que, no início do ano, a Opinion Box trouxe um estudo mostrando que utilizar influenciadores para promover vendas via Instagram pode ser uma boa alternativa. Isso porque 70% dos respondentes dizem seguir perfis na plataforma, enquanto 61% já comprou algum produto indicado por eles.
Ações promocionais para a data
Outro ponto abordado na pesquisa foi mapear as principais estratégias de vendas das PMEs para a Black Friday. O resultado ficou:
– 58% oferecerão cupom de desconto para produtos no site;
– 56,5% descontos em produtos selecionados na loja online;
– 34,5% brindes;
– 31,5% kits de produtos com desconto;
– 27,5% frete grátis para todo o Brasil;
– 17,5% entrega rápida.
A pesquisa Aquecimento Black Friday 2023 foi desenvolvida com uma amostra da base de pequenos e médios empreendedores online da Nuvemshop durante o mês de agosto de 2023.