Com a proximidade da Black Friday, o varejo brasileiro se prepara para atender a alta demanda do consumidor e captar sua atenção em meio aos demais concorrentes. Segundo pesquisa da Wake com a Opinion Box, 66% dos consumidores estão planejando aproveitar os descontos e promoções do período, e 55% querem comprar algum item que necessitam. Nesse cenário, as empresas devem aproveitar o momento não apenas para vender, mas também para refletir sobre como podem elevar suas operações, otimizar a experiência do cliente e estabelecer uma base mais sólida para o futuro.
Os consumidores estão mais exigentes, mais conectados e esperam conveniência, inovação, segurança e uma experiência de compra sem complicações. O e-commerce, preferido por 58,2% dos compradores na Black Friday, continua crescendo, mas os consumidores estão diversificando seus canais, como os marketplaces e os aplicativos, para encontrar as melhores ofertas. Com isso, surge a necessidade de que os varejistas revisitem suas estratégias e considerem como podem tornar sua operação mais ágil e integrada para que a experiência do consumidor seja fluída.
Desde a migração para uma nova plataforma de e-commerce até a adoção de sistemas de análise de comportamento de clientes, cada passo em direção a uma operação mais integrada pode gerar um impacto significativo na forma como os consumidores interagem com a marca. Assim, ao apostar em tecnologias que potencializem a personalização e criam uma experiência de compra unificada, o varejista se destaca e garante que o consumidor sinta segurança e praticidade, fatores fundamentais em momentos de grande movimentação comercial como a Black Friday.
Ofereça uma experiência completa
A pesquisa da Wake indica ainda que os brasileiros estão planejando suas compras com antecedência — 37,8% dos consumidores vão começar a monitorar os preços com um mês de antecedência, e 32,5% já acompanham as variações de valores desde agora. Isso mostra que o consumidor está mais informado e atento, e que, para conquistar seu interesse, não basta oferecer o menor preço. É preciso oferecer um valor agregado, uma jornada fluida e a conveniência de poder comprar com flexibilidade e segurança em múltiplos canais. Para isso, a modernização das plataformas e a adoção de estratégias de marketing mais dinâmicas podem ser grandes aliados.
Outro ponto importante a se considerar são as preferências nas formas de pagamento. A pesquisa também revelou que o cartão de crédito parcelado ainda é a opção preferida, seguido pelo Pix e o pagamento à vista no cartão de crédito. Em resposta a essas preferências, o varejista precisa oferecer não apenas diferentes opções de pagamento, mas adaptar as suas ofertas considerando estes meios como os principais.
Ao implementar melhorias e otimizações no ecossistema digital e considerar novas maneiras de aprimorar a experiência do consumidor, as empresas podem transformar datas como a Black Friday em uma chave para fidelização e encantamento do cliente.
Diante de um consumidor que sabe o que quer, cabe ao varejista ousar em sua estratégia e se diferenciar. Seja para o momento atual ou o próximo ano, reavaliar parceiros, repensar abordagens de atendimento e atualizar tecnologias não são apenas ações estratégicas, mas definitivas para estar à altura e exceder as expectativas. Esse é o momento para encarar a mudança de frente e garantir que cada etapa da jornada de compra do cliente seja pensada e estruturada com o consumidor moderno em mente.
Em um mercado em que a inovação não é uma opção, mas uma necessidade, as empresas que ousam investir no futuro são aquelas que alcançarão os melhores resultados e construirão uma marca mais forte e resiliente.
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