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Black November traz faturamento de R$ 601 milhões para PMEs digitais

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

As pequenas e médias empresas do varejo online faturaram R$ 601 milhões durante a Black November. O montante representa um crescimento de 46% em relação a 2023, quando o faturamento foi de R$ 411,5 milhões. Os dados são da Nuvemshop.

Mulher asiatica falando no telefone e etiquetando pacotes
Imagem: reprodução

Durante novembro, foram vendidos 9,6 milhões de produtos, um aumento de 48% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os itens mais procurados foram bodys e regatas; suplementos como creatina, whey protein e pré-treino; e kits de produtos para cabelo. O ticket médio das compras ficou em R$ 256. 

Além disso, 24% dos pedidos foram originados em redes sociais, com o Instagram respondendo por 90% dessas transações.

Babi Tonhela, diretora de Estratégia de e-commerce da Nuvemshop, destacou a importância de estender as promoções para além da Black Friday. “Hoje o consumidor já espera que as promoções aconteçam por um período estendido, e isso não apenas amplia o alcance das ações, mas também permite que os varejistas otimizem ainda mais seus estoques e criem um calendário de descontos e experiências para os clientes. Agora, pós-evento, é o momento de reforçar a presença digital, investir em estratégias de retenção e fidelizar o público para os próximos meses, declara.

O levantamento também revela que 1,8 milhão de pessoas realizaram compras no período. Desses consumidores, 52% eram novos clientes que não haviam comprado ao longo do ano, enquanto 47% já eram compradores recorrentes.

Detalhes da data

Entre as estratégias adotadas pelos lojistas, 51,5% ofereceram preços promocionais, 25% apostaram em frete grátis e 21% utilizaram cupons de desconto. Quanto aos métodos de pagamento, o cartão de crédito liderou com 47,5% das transações, seguido de perto pelo Pix, com 46,5%.

Os segmentos com maior faturamento foram moda (R$ 210 milhões), saúde & beleza (R$ 63,5 milhões), acessórios (R$ 35 milhões) e casa & jardim (R$ 28 milhões). Já os maiores tickets médios ficaram com viagens (R$ 811,30), equipamentos e máquinas (R$ 768,30) e eletrônicos (R$ 613,70).

Os estados que mais se destacaram em vendas foram: 

  • São Paulo, R$ 305 milhões;
  • Minas Gerais, R$ 61,5 milhões;
  • Rio de Janeiro, R$ 46,5 milhões;
  • Santa Catarina, R$ 45 milhões; e 
  • Ceará, R$ 34,5 milhões.

A análise foi realizada com base nas vendas dos lojistas brasileiros da Nuvemshop durante os meses de novembro de 2023 e 2024.