Logo E-Commerce Brasil

Blockchain pode ser solução para diminuição no custo de pagamentos cross-border

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Os pagamentos transfronteiriços sofrem algumas ineficiências – altas taxas, tempos lentos de liquidação e pouca transparência – tornando as transações internacionais caras e complicadas. A tecnologia blockchain oferece um potencial transformador para resolver esses problemas, simplificando processos e reduzindo custos.

O relatório de inteligência da PYMNTS “Can Blockchain Solve the Cross-Border Payments Puzzle?” explora como o blockchain pode revolucionar os pagamentos transfronteiriços, avaliando sua adoção atual e examinando as implicações futuras para instituições financeiras e empresas.

Cartão de crédito com símbolo do dólar representando pagamentos internacionais de blockchain
Imagem: reprodução

Desvantagens dos métodos tradicionais 

Altas taxas e tempos de processamento lentos dominam a lista de problemas dos sistemas tradicionais de pagamentos transfronteiriços, já que os métodos dependem de bancos correspondentes e câmaras de compensação.

Por exemplo, os pagamentos transfronteiriços de consumidores muitas vezes incorrem em taxas bancárias que ultrapassam 11%, o que pode reduzir o valor de transações menores. Já os pagamentos B2B são afetados, com taxas médias de 1,5% e atrasos no processamento de até várias semanas.

Quase metade dos clientes corporativos do Citibank identifica os altos custos como um ponto problemático, e 59% citam a lentidão como um problema.

Além disso, a falta de transparência nos sistemas de pagamento tradicionais agrava os desafios existentes. Em 2023, empresas de e-commerce nos EUA experimentaram uma taxa de falha de 11% em transações transfronteiriças, resultando em US$ 3,8 bilhões em vendas perdidas. 

A dificuldade em identificar a causa da falha impede os esforços de recuperação e prejudica a confiança do cliente, destacando a necessidade de uma solução de pagamento mais eficiente e transparente.

Redefinindo os sistemas de pagamento

A tecnologia blockchain aborda as ineficiências dos sistemas de pagamento tradicionais ao utilizar a tecnologia de contabilidade distribuída (DLT) para permitir transações diretas sem intermediários. Essa abordagem reduz custos e acelera os tempos de liquidação, com transações que podem ser concluídas em segundos, em vez de dias.

De acordo com o relatório, as finanças descentralizadas com permissão (DeFi) poderiam reduzir os custos das transações em até 80% em comparação com os métodos tradicionais. Recursos como registro automatizado e contratos inteligentes aumentam a transparência e a eficiência; enquanto as stablecoins, atreladas a moedas fiduciárias, mitigam as preocupações com a volatilidade. 

Modelos de blockchain com permissão melhoram a segurança ao restringir as transações a participantes verificados, tornando o blockchain mais atraente para instituições financeiras e bancos centrais.

Soluções blockchain 

O impulso para os pagamentos transfronteiriços baseados em blockchain está crescendo, impulsionado por iniciativas de instituições financeiras, fintechs e bancos centrais. 41% dos bancos centrais em todo o mundo estão considerando lançar moedas digitais nos próximos cinco anos, sinalizando uma tendência em direção ao blockchain para aprimorar os pagamentos transfronteiriços.

Os sistemas tradicionais de pagamento transfronteiriço estão se tornando, cada vez mais, inadequados na economia global acelerada e a tecnologia blockchain oferece uma alternativa promissora, reduzindo custos, acelerando transações e aumentando a transparência.

Empresas envolvidas no comércio internacional poderiam se beneficiar ao adotar o blockchain, superando as limitações dos sistemas antiquados e alcançando maior eficiência e confiabilidade em suas transações.