O consumo online de produtos sustentáveis segue se consolidando no Brasil. É o que revela a nova edição do estudo divulgado pelo Mercado Livre sobre o consumo de produtos com impacto positivo na plataforma, aqueles cujo consumo promove a redução de impactos no meio ambiente e/ou a geração de benefícios socioambientais.
De acordo com a pesquisa, o consumo desses itens cresceu 40% no país, ficando acima da média da América Latina, cujo crescimento foi de 30%. Os dados foram coletados no período de abril de 2022 a março 2023, entre os milhares de usuários do Mercado Livre no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai.
Denominado de ‘Tendências de consumo online com impacto positivo’, o estudo aponta que mais de 4,4 milhões de pessoas compraram mais de 7,6 milhões de produtos considerados sustentáveis na América Latina no ano passado.
No Brasil, foram adquiridos 4,2 milhões de itens de impacto positivo, isto é, 55% do total desses produtos vendidos na região. Em mais um ano, os dados reforçam a crescente demanda no país por produtos que gerem benefícios para o planeta e para as pessoas, em busca de um estilo de vida e hábitos mais sustentáveis.
O estudo revela, ainda, que o Brasil continua a se destacar a partir do aumento do número de pessoas que compram produtos sustentáveis.
Dos mais de 4,4 milhões de usuários que compraram produtos de impacto positivo na região, o Brasil responde por 60% dessa fatia, um crescimento de 29% em relação ao levantamento anterior – na América Latina, o crescimento foi de 27%.