A ClearSale, empresa referência em inteligência de dados e soluções antifraude em diversos segmentos, acaba de lançar o Mapa da Fraude. O relatório, que avalia o cenário de fraude no Brasil, mostrou que o País registrou 3,7 milhões de tentativas de fraude em 2023, representando em valores um total de R$ 3,5 bilhões. O estudo analisou 277,4 milhões de pedidos, entre 1° de janeiro a 31 de dezembro, e aponta ainda uma queda de 28,3% no número de tentativas de fraude comparado ao mesmo período do ano passado. Já o valor do ticket médio foi de R$ 925,44, redução de 3,6% frente a 2022.
“No ano passado, vimos uma retomada do comércio físico e uma ligeira queda nas vendas on-line, e ainda assim todos esses dados revelam a gravidade do problema com golpistas no País. Embora o número de tentativas de fraude tenha diminuído em comparação com o ano anterior, ainda é um desafio significativo para as empresas, que precisam continuar investindo em medidas contra atividades fraudulentas”, comenta Eduardo Mônaco, CEO da ClearSale.
Para o levantamento do Mapa da Fraude, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que foram classificadas como suspeitas ou confirmadas. Abaixo, confira os dados exclusivos do estudo:
Categorias
Entre as categorias que mais sofreram tentativas em 2023, estão eletrônicos – tv/monitor (5,1%), com ticket médio de R$ 2.671, games (5,0%), com R$ 1.644, e celulares (4,3%), com R$ 2.872. Vale ressaltar que, com exceção de games, eletrônicos e celulares permanecem na liderança das categorias mais visadas por fraudadores. Isso se deve, segundo o CEO, à elevada procura em mercados paralelos, maior liquidez e facilidade de transporte.
Regiões
A região Nordeste (1,6%) ficou na liderança das regiões com maior índice de golpes, com ticket médio de tentativas de fraude de R$ 989,14. Em seguida, aparece o Norte (1,5%), com R$ 982,45. Já o Centro-Oeste (1,4%) e o Sudeste (1,4%), tiveram um empate no índice de tentativas de fraude, e apresentaram ticket médio de R$ 989,98 e R$ 932,56, respectivamente. Já a região Sul (0,8%), teve o menor índice do ranking e um ticket médio de R$ 995,77.
Gênero x Faixa etária
Quanto ao gênero, o público masculino é quem mais sofre com tentativas de fraudes (1,8%), seguido por pessoas com outras definições de gênero ou não informado (1,5%), e, por fim, o público feminino (1,0%). Em termos de faixa etária, o estudo revela que pessoas de até 25 anos foram as que mais sofreram tentativas de golpes (1,9%), seguido por pessoas acima de 51 anos (1,8%), grupo responsável pela maioria dos pedidos on-line.
Dia e mês x Data comemorativa
No período, a maior concentração de pedidos ocorreu às quartas-feiras, representando 43,9 milhões. Porém, o dia que mais registrou tentativas de fraude foram às terças-feiras, com 621 mil. Já em meses, janeiro foi o mês mais visado por fraudadores, com 375 mil tentativas de fraudes. Ademais, a data comemorativa com mais tentativas de fraude passou do Dia das Mães (1,2%) para a Cyber Monday (1,7%), seguido por Natal e Dia das Crianças (1,4%).