Mesmo que o ano tenha sido atípico, os brasileiros ainda estão animados para o período de festas e com planos para celebrar. A pandemia do coronavírus pode até ter obrigado as pessoas a se adaptarem ao digital, mas 60% delas deseja comemorar em casa, de maneira “física”, com a família e os amigos, enquanto 7% deles já estão se organizando para realizar viagens nacionais em grupo. É o que revela a nova pesquisa da Teads, plataforma global de mídia, em parceria com a Netquest, para entender o perfil de compra do consumidor para o Natal em 2020.
Realizada no ambiente digital, a pesquisa aponta que 89% dos usuários pretendem comemorar o Natal e 82% planejam comprar presentes para a data. Mesmo que a maioria faça questão de celebrar a festa fisicamente, a internet continuará sendo o principal canal para a compra dos presentes.
Sendo dividido entre: pessoas que comprarão de forma online e presencial (55%), aquelas que farão compras exclusivamente online (21%) e, ainda, as que efetuarão a compra online para retirar o produto na loja física (4%). Somente 20% dos consumidores ouvidos afirmaram que farão suas compras apenas em lojas físicas.
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Natal no e-commerce
De acordo com Jessenia Garcia, diretora de Pesquisas e Insights da Teads LATAM, os resultados da pesquisa revelam uma tendência que foi acentuada por conta da pandemia: o e-commerce.
“As compras online passaram a fazer parte da vida do brasileiro com ainda mais frequência por conta das restrições e cuidados impostos pela crise sanitária. A condição possibilitou a incorporação desse hábito por consumidores dos mais diversos perfis, inclusive aqueles que ainda não haviam realizado nenhuma compra online, se tornando fundamental para as estratégias de negócios das marcas, que precisam de soluções e produtos de consideração de performance para otimização de suas campanhas, visando atingir cada vez mais o ‘lower-funnel’ (final de funil), gerando e aumentando o tráfego para seus sites”, explica a executiva.
À procura do presente
Ainda sobre compras para o Natal, o levantamento revela que a inspiração para a compra de presentes também se dá na internet: enquanto 68% dos entrevistados fazem buscas online, 51% preferem fazer essa pesquisa durante as temporadas de descontos, como a Black Friday. A pesquisa direta nos sites das marcas é a opção para 42% e 15% buscam ideias em campanhas publicitárias. Além disso, entre os entrevistados brasileiros, a maioria pretende presentear com “Roupas e Sapatos” (71%), “Produtos de Beleza” (46%), “Utensílios domésticos” (39%) e “Eletrônicos” (33%).
“Esses números mostram como é importante uma comunicação integrada voltada para toda a jornada de consumo, desde a busca por inspiração até a confirmação da transação. Uma marca precisa estar posicionada em portais de confiança, e no contexto correto, onde pessoas buscam por ideias, com conteúdo editorial que converse com seus valores e objetivos, Além do posicionamento, é preciso também estar bem segmentada para se destacar”, pontua Fabricio Proti, diretor executivo da Teads.
Com a possibilidade de escolha de mais de uma opção, o levantamento realizado pela Netquest destaca também que 79% das pessoas consideram o custo-benefício na hora de escolher o presente, enquanto 38% priorizam frete grátis e 22%, a agilidade do envio.
Para Proti, o Natal sempre fez parte da cultura brasileira e é uma importante tradição, por isso, mesmo que de um jeito diferente, as comemorações irão acontecer. “Percebemos que a prática da compra online está cada vez mais presente na vida dos brasileiros. E essa é uma ótima oportunidade para as marcas iniciarem o contato com cada perfil de consumidor, já que a pesquisa aponta que 84% dos entrevistados pretendem começar as compras a partir de novembro, e 65% planejam comprar mais da metade dos presentes durante a Black Friday”, finaliza.
Realizada em toda América Latina com mais de 1.800 pessoas, a pesquisa detalhada pode ser acessada em info.teads.com/natal2020.
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