As projeções para as compras de fim de ano em 2024 são otimistas. De acordo com uma pesquisa inédita realizada pela Blackhawk Network Brasil, os brasileiros deverão gastar em média 27% a mais com presentes em comparação a 2023, alcançando aproximadamente R$ 1.365,00.
O levantamento, que ouviu mil brasileiros com mais de 18 anos, buscou entender comportamentos, sentimentos e planos de consumo para o período. Apesar do aumento nos gastos, a cautela prevalece: 40% dos entrevistados afirmaram que planejam ser mais econômicos este ano.
Entre as medidas mais adotadas para conter os custos estão:
- Procurar mais promoções (52%);
- Optar por marcas mais acessíveis ou de marca própria (42%);
- Aproveitar ofertas do tipo “compre 1, leve 2” (34%);
- Comprar menos itens, mas da mesma categoria (30%);
- Utilizar vouchers e cupons de desconto (21%).
Quando questionados sobre o que mais os motiva a comprar, promoções e descontos lideram. Cerca de 70% disseram ser influenciados por anúncios promocionais e 52% pelas ofertas nas redes sociais. Outros fatores incluem lançamentos de produtos (31%), campanhas publicitárias (26%) e o início da temporada de festas (17%).
Troca de presentes
A troca de presentes ainda é um hábito predominante no Brasil, especialmente entre familiares e amigos. Entre os jovens, 66% pretendem presentear parentes e 43% amigos, enquanto entre as gerações mais velhas esses números caem para 60% e 26%, respectivamente.
Entre gerações os números são ainda maiores: para a geração Z a troca de presentes é 4 vezes mais comum do que para os Boomers. Além disso, escolher o presente ideal é um desafio e para isso, os brasileiros recorrem a estratégias como:
- Perguntar diretamente ao presenteado (33%);
- Consultar amigos ou familiares (50%);
- Buscar inspiração nas redes sociais do presenteado (45%).
A pesquisa revelou que 73% dos jovens e 54% das gerações mais velhas pretendem usar Inteligência Artificial para ajudar nas compras. Entre os usos mais citados estão encontrar melhores preços (29%), obter ideias criativas (23%) e receber sugestões personalizadas (22%).
Cartões-presente
Os cartões-presente continuam em alta no Brasil, em 2024, 83% dos entrevistados planejam adquiri-los para presentear, representando até 50% dos gastos com presentes.
De acordo com Fernanda Carbonari, managing director da Blackhawk Network Brasil, “a demanda é ainda maior este ano e a tendência é continuar crescendo. Os consumidores brasileiros têm enxergado os diversos benefícios do gift card, como a liberdade que ele oferece ao presenteado e a praticidade, flexibilidade e segurança do presente”.
Ao serem questionados sobre os motivos para comprar cartões-presente, 36% dos entrevistados destacaram a liberdade que o produto oferece ao permitir que o destinatário escolha o que deseja. Outros 34% mencionaram a praticidade de envio em comparação a presentes físicos, enquanto 31% consideraram o gift card uma opção mais segura do que dar dinheiro.
“Percebemos que quanto mais ampla a seleção e mais opções forem oferecidas, mais consumidores se interessam pelo produto”, conclui a diretora.