Logo E-Commerce Brasil

Brasileiros pretendem gastar 27% a mais em compras de final de ano

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

As projeções para as compras de fim de ano em 2024 são otimistas. De acordo com uma pesquisa inédita realizada pela Blackhawk Network Brasil, os brasileiros deverão gastar em média 27% a mais com presentes em comparação a 2023, alcançando aproximadamente R$ 1.365,00.

O levantamento, que ouviu mil brasileiros com mais de 18 anos, buscou entender comportamentos, sentimentos e planos de consumo para o período. Apesar do aumento nos gastos, a cautela prevalece: 40% dos entrevistados afirmaram que planejam ser mais econômicos este ano.

Imagem: reprodução

Entre as medidas mais adotadas para conter os custos estão:

  • Procurar mais promoções (52%);
  • Optar por marcas mais acessíveis ou de marca própria (42%);
  • Aproveitar ofertas do tipo “compre 1, leve 2” (34%);
  • Comprar menos itens, mas da mesma categoria (30%);
  • Utilizar vouchers e cupons de desconto (21%).

Quando questionados sobre o que mais os motiva a comprar, promoções e descontos lideram. Cerca de 70% disseram ser influenciados por anúncios promocionais e 52% pelas ofertas nas redes sociais. Outros fatores incluem lançamentos de produtos (31%), campanhas publicitárias (26%) e o início da temporada de festas (17%).

Troca de presentes

A troca de presentes ainda é um hábito predominante no Brasil, especialmente entre familiares e amigos. Entre os jovens, 66% pretendem presentear parentes e 43% amigos, enquanto entre as gerações mais velhas esses números caem para 60% e 26%, respectivamente.

Entre gerações os números são ainda maiores: para a geração Z a troca de presentes é 4 vezes mais comum do que para os Boomers. Além disso, escolher o presente ideal é um desafio e para isso, os brasileiros recorrem a estratégias como:

  • Perguntar diretamente ao presenteado (33%);
  • Consultar amigos ou familiares (50%);
  • Buscar inspiração nas redes sociais do presenteado (45%).

A pesquisa revelou que 73% dos jovens e 54% das gerações mais velhas pretendem usar Inteligência Artificial para ajudar nas compras. Entre os usos mais citados estão encontrar melhores preços (29%), obter ideias criativas (23%) e receber sugestões personalizadas (22%).

Cartões-presente

Os cartões-presente continuam em alta no Brasil, em 2024, 83% dos entrevistados planejam adquiri-los para presentear, representando até 50% dos gastos com presentes.

De acordo com Fernanda Carbonari, managing director da Blackhawk Network Brasil, “a demanda é ainda maior este ano e a tendência é continuar crescendo. Os consumidores brasileiros têm enxergado os diversos benefícios do gift card, como a liberdade que ele oferece ao presenteado e a praticidade, flexibilidade e segurança do presente”.

Ao serem questionados sobre os motivos para comprar cartões-presente, 36% dos entrevistados destacaram a liberdade que o produto oferece ao permitir que o destinatário escolha o que deseja. Outros 34% mencionaram a praticidade de envio em comparação a presentes físicos, enquanto 31% consideraram o gift card uma opção mais segura do que dar dinheiro.

“Percebemos que quanto mais ampla a seleção e mais opções forem oferecidas, mais consumidores se interessam pelo produto”, conclui a diretora.