Logo E-Commerce Brasil

Saiba o que os buscadores querem do seu e-commerce

Você sabia que o primeiro colocado nas buscas orgânicas do Google recebe mais cliques que todos os outros? Pois bem, o dado é de uma pesquisa da Backlinko e evidencia a importância de otimizar os conteúdos para os buscadores. Dessa forma, o seu e-commerce recebe mais tráfego e sai em vantagem da concorrência.

E são várias as estratégias para conquistar boas posições. Investir em reviews é uma delas porque melhora a experiência do cliente e aumenta o tempo de permanência na página. Logo, os buscadores entendem que o conteúdo é relevante e o prioriza no ranqueamento.

Gostou do assunto e quer saber mais? Então, continue a leitura para saber o que os buscadores querem do seu e-commerce.

Como funcionam os motores de busca?

O Google é o motor de busca mais conhecido e usado mundo afora. Afinal de contas, ele responde por 94% das pesquisas na internet.

Mas é importante que você saiba que esse não é o único buscador, viu? Ao todo, são mais de 40. Entre eles estão Bing, Yahoo!, Baidu, MSN Search, Terra, Qwant, DuckDuckGo e por aí vai.

Aliás, cada um deles funciona de forma diferente. Apesar disso, vamos focar aqui no funcionamento do Google porque é o mais conhecido, combinado? Esclarecimentos feitos, veja, a seguir, como o motor de busca funciona.

Rastreamento

Nessa fase, os robôs fazem uma varredura na internet para encontrar páginas relacionadas à palavra-chave. Após esse rastreamento, a ferramenta faz cópia dos dados para a indexação.

Indexação

Essa é a hora que a tecnologia faz uma espécie de índice com palavras-chave e URLs correspondentes. Ao ser indexada, a página fica disponível para ser exibida nos resultados de busca.

Ranqueamento

O ranqueamento nada mais é que a ordem que os resultados aparecerão na tela do usuário. E são várias as técnicas de SEO que podem ser aplicadas para melhorar o posicionamento, como:

  • bom uso palavra-chave;
  • conteúdo relevante e de qualidade: nesse contexto entram tamanho do conteúdo, volume de postagens da página, escaneabilidade, uso de palavras-chave e variações semânticas, entre outros;
  • título e meta descrição atraentes;
  • imagem de qualidade, legenda e texto alternativo;
  • URL otimizada;
  • design responsivo;
  • velocidade de carregamento;
  • usabilidade;
  • links internos e externos.

Como os reviews ajudam no posicionamento do e-commerce?

Como acabamos de mostrar, são vários os fatores que influenciam no ranqueamento. No entanto, tem uma estratégia-chave que pode deixar o seu e-commerce em vantagem perante a concorrência: os reviews.

Pensa bem: quando uma página tem um conteúdo ruim ou no estilo clickbait, o usuário entra e logo sai porque não encontrou o que procurava, não é mesmo? Pois então, uma página com alta taxa de rejeição perde posições nos resultados de busca orgânica.

Por outro lado, ao se deparar com avaliações, os consumidores ficam um período maior na página para analisar os produtos e auxiliar na decisão de compra. Nesse contexto, o tempo de permanência no site aumenta, portanto, os buscadores entendem que o conteúdo é relevante.

No mais, existem diversos outros benefícios de usar os reviews. Por exemplo: aumenta a credibilidade do e-commerce, melhora a experiência do usuário e aumenta a taxa de conversão.

Além disso, uma recente atualização do Google prevê a priorização de páginas com avaliações de qualidade e feitas sob o ponto de vista dos usuários.

No entanto, para contar pontos a favor do e-commerce, é importante que os reviews sejam feitos por clientes reais. Em outras palavras, consumidores que, de fato, tiveram alguma experiência com o produto, serviço ou marca.

Nesse contexto, entram as ferramentas de reviews que garantem a autenticidade das avaliações, como a RA Trustvox. A plataforma independente coleta, audita e publica reviews verdadeiros e verificados. Dessa forma, é possível garantir melhores posições nos resultados orgânicos dos motores de busca, sabe?

Em resumo: os buscadores querem que seu e-commerce disponibilize conteúdos de qualidade e relevantes para proporcionar boas experiências aos usuários. Os reviews entram nesse contexto como uma importante estratégia para aumentar o tempo de permanência no site e auxiliar o consumidor em sua jornada de compra. No entanto, lembre-se de investir em uma ferramenta de qualidade para garantir avaliações autênticas, combinado?

Leia também: O que são técnicas de SEO e como usar no e-commerce