De acordo com um levantamento, mais de 90% dos consumidores brasileiros fizeram buscas na Internet em 2022. Desses, 88% usaram o Google para encontrar o que procuravam. O Google, aliás, é responsável por cerca de 3,5 milhões de buscas por dia. Dentro desse universo, o GetApp entendeu que 4 em cada 10 respondentes checam as informações recebidas por meio dos buscadodes.
Para Marcela Gava, analista responsável pelo estudo, o fato da checagem de informações está relacionado à confiança dos usuários de motores de busca sobre o resultado que encontram. “A maioria (53%) confia no que encontra, mas possui alguma cautela”, completa.
Redes sociais também contam para as pesquisas
Mostramos recentemente que a geração Z vem quebrando alguns paradigmas dentro do mercado online, como por exemplo em relação às buscas. Um estudo mostrou que 37% desse perfil já adotou as redes sociais como principal ferramenta de buscas — 78% realizam mais de pesquisas por dia.
Quando se trata de buscas nas redes sociais, o levantamento do GetApp diz que há uma redução do percentual: apenas 33% dos adeptos desse modelo de pesquisa geralmente confiam, mas ainda com alguma ressalva.
Importância dos resultados de busca personalizados
Os resultados de busca personalizados, que levam em conta atividades anteriores dos usuários, têm uma aceitação quase unânime entre os respondentes da pesquisa.
Para 96% dos entrevistados, esse tipo de resultado é útil em algum grau — 62% acham muito útil e 34% dizem haver pouca utilidade. O principal benefício, entretanto, é a capacidade de encontrar com mais facilidade o que estão buscando (61%).