A Cainiao Network (Cainiao), braço logístico do Alibaba Group, anunciou a parceria com a Qatar Airways Cargo para lançar um voo charter semanal de Hong Kong (HKG), China, para São Paulo (GRU), Brasil. De acordo com a companhia, a decisão foi para atender um dos destinos de e-commerce de mais rápido crescimento de Cainiao na América Latina.
Leia também: Alibaba sofre queda de 8% nas ações após relatar crescimento lento de receita
Em 5 de março, o primeiro cargueiro Boeing 777 fretado pela Cainiao partiu do Aeroporto de Hong Kong (HKG) às 18h45 UTC, com destino ao Aeroporto de Guarulhos (GRU), São Paulo, Brasil, com uma parada técnica no hub da Qatar Airways Cargo em Doha, Qatar. Na ocasião, a carga a bordo incluía produtos de varejo online, como artigos de beleza e moda, joias, relógios, eletrodomésticos, brinquedos e equipamentos esportivos. Operando uma vez por semana, o cargueiro Boeing 777 fornece 100 toneladas de capacidade de carga.
O que diz a Cainiao
De acordo com o braço logístico do grupo Alibaba, a missão é fazer entregas globalmente em 72 horas. Para a empresa, trata-se de um objetivo que pode ser alcançado com os parceiros logísticos certos. Em pouco mais de um ano, Cainiao estabeleceu uma operação abrangente na América Latina. “Vemos que o varejo de e-commerce no Brasil, em particular, está crescendo a um ritmo fenomenal. Com a Qatar Airways Cargo, estamos em uma boa posição para apoiar esse crescimento e esperamos uma parceria longa e frutífera”, disse William Xiong, estrategista-chefe da Cainiao e gerente geral de logística de exportação.
A Cainiao experimentou uma taxa de crescimento de três dígitos em seus negócios na América Latina no ano passado. Por conta disso, impulsionou uma expansão da rede de carga aérea focada nos últimos meses para garantir um bom desempenho da cadeia de suprimentos. “Não há dúvida de que o comércio eletrônico não veio apenas para ficar, mas também é uma das commodities que mais cresce na logística atualmente. Exige versatilidade, velocidade, precisão e uma rede global confiável”, explicou Guillaume Halleux, Chief Officer Cargo da Qatar Airways Cargo.
Leia também: EUA integra WeChat e AliExpress à lista de pirataria
Halleux acrescenta que a proposta de serviços da Qatar Airways Cargo está em constante aprimoramento para o e-commerce, inclusive para São Paulo, onde atuam desde 2015. “Estamos em uma posição forte para ajudar Cainiao. Afinal, temos grande compreensão e experiência no manuseio de bens de consumo rápido. Sem falar a nossa rede estabelecida e equipe treinada em todos os três pontos de contato da carta: em Hong Kong, em nosso estado-hub de ponta em Doha e em São Paulo. Portanto, estamos muito satisfeitos em receber Cainiao a bordo”, concluiu.