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Calendário de e-commerce: datas comemorativas para vender mais

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

As datas comemorativas são uma grande oportunidade para lojas virtuais alcançarem picos de faturamento durante o ano. Veja como fazer isso.

O que é calendário comercial?

Calendário comercial é uma agenda de datas sazonais durante o ano.

Com ele, é possível promover ações de marketing temáticas relacionadas, com o objetivo de aumentar as vendas em determinada época.

Além dos feriados mais conhecidos, também comumente são adicionadas datas como Dia do Consumidor, Dia do Cliente, Black Friday e Cyber Monday.

Que ações realizar em datas comemorativas para aumentar as vendas?

Você tem um calendário de e-commerce para datas comemorativas em mãos, mas ainda não sabe como criar ações para esses períodos? Veja alguns exemplos do que você pode promover.

Kits

Os kits são formados por produtos selecionados, nos quais podem fazer parte de um conjunto voltado para um público específico, como mães, pais, namorado ou crianças.

Essa ação pode ajudar a aumentar o ticket médio de suas vendas, uma vez que inclui mais produtos em uma só compra. Outras vantagens são a compensação do frete e a melhor gestão de estoque.

Você pode colocar num kit um produto principal e selecionar outros complementares, incluindo alguns que talvez estejam com as vendas encalhadas.

Cupons

Embora geralmente tragam descontos, os cupons podem receber uma regra de que devem ser usados apenas acima de determinado valor, aumentando também o ticket médio.

Com o apoio de um bom CRM, os cupons também são uma boa forma de controlar e segmentar as promoções.

Os cupons podem ser relacionados a um período específico do calendário de datas comemorativas. Assim, você pode entender melhor como as vendas se saíram na campanha.

Landing pages

Uma landing page de vendas é uma página criada em um site para promover uma determinada oferta única, para onde os visitantes são direcionados.

Uma de suas principais características é a distração mínima, com o conteúdo direcionando o cliente apenas para a oferta, evitando muitos links para outras páginas que não seja a do carrinho de compras.

Para datas comemorativas, as landing pages trazem muitos benefícios, como:

  • reconhecimento de marca
  • presença digital
  • autoridade
  • promoção de produtos
  • diversificação da estratégia de vendas
  • melhores posições em buscadores (Google, Bing…)
  • maior alcance e tráfego.

Identidade visual

Adicionar o tema da data comemorativa à campanha faz com que dê um ar de novidade à marca, trazendo clientes curiosos para conferir produtos e preços.

Algumas empresas, especialmente no e-commerce, onde é mais fácil criar customizações em relação a lojas físicas, fazem uma espécie de trocadilho com a data. Por exemplo, Red Friday, Orange Friday… Alusão à Black Friday, mas com as cores de sua marca.

Saiba como se planejar para datas comemorativas

Uma vez que você agora conhece como funciona um calendário comercial e algumas ações que você pode promover nessas datas comemorativas, veja como se planejar.

Avalie os dados dos anos anteriores

Observar o desempenho das vendas em certas datas em anos anteriores é importante para criar metas. Os dados podem ser tanto internos quanto externos. Isto é, confira as tendências.

Por exemplo, a Cyber Monday é relativamente recente, tendo esse termo usado pela primeira vez apenas em 2005 nos Estados Unidos. No Brasil, é algo ainda mais novo.

Esse é um caso que mostra que as segundas-feiras após a Black Friday também podem receber ações especiais que ajudam aumentar as vendas.

Defina a precificação com antecedência

Realizar ações planejadas significa trabalhar com antecedência, o que inclui a definição de preços. A precificação é extremamente importante para não fazer uma promoção que, por mais que venda, traga prejuízos a uma empresa.

Negocie preços com fornecedores

Assim como o varejo (físico ou virtual) está disposto a baixar os preços para aumentar as vendas nas datas comemorativas, os fornecedores também podem estar.

Aproveite que sua campanha está planejada com antecedência para buscar preços melhores com fornecedores e fazer um bom negócio para todos.

Prepare-se para o aumento na demanda de entregas

Os consumidores estão ávidos para comprar em datas comemorativas. Certifique-se de dar conta de entregar os produtos como eles esperam e no tempo certo para que as campanhas não vão por água abaixo e derrubem a reputação de sua marca.

Prepare o seu time de atendimento

Assim como muitos estão dispostos a gastar nessas épocas, também estão cheio de dúvidas e talvez queiram um atendimento humano para conversar antes de fechar uma compra.

Você pode fazer contratações pontuais para atender a alta demanda nesses períodos, mas procure profissionais bem qualificados e treine-os com antecedência.

Invista em estratégias de marketing

Já abordamos algumas ações de marketing que você pode realizar em datas comemorativas. Além delas, inclua também estratégias como:

  • Oferecer a melhor experiência ao cliente
  • Mostrar gratidão aos compradores
  • Começar sua campanha de marketing semanas antes
  • Oferecer recompensas gratuitas
  • Transmissões ao vivo
  • Incentivar comentários
  • Usar hashtags

Como divulgar ações de datas comemorativas

Ok. Você preparou todas as estratégias para datas comemorativas em seu e-commerce e agora precisa que seu público saiba delas. Como fazer isso? Veja três meios a seguir.

Anúncios pagos

Os anúncios pagos são uma excelente forma de conseguir resultados imediatos em comparação ao SEO (que também é muito eficiente, mas leva mais tempo). Além disso, são mensuráveis e ótimos para construir relações e fortalecer o branding.

Por trazerem resultados mais rápidos, são ideais para campanhas pontuais como as que ocorrem em datas comemorativas.

Redes sociais

As redes sociais são um canal de comunicação externo em relação a seu e-commerce que têm o poder de humanizar sua marca e aumentar o reconhecimento. Por meio delas, você pode participar de diálogos relacionados a datas comemorativas.

Além disso, são um excelente meio de promover conteúdos virais e bombar durante uma data comemorativa.

E-mail marketing

Tem um desconto, um cupom ou um lançamento para uma data comemorativa? Mande a novidade por e-mail. Diferentemente das redes sociais, a entrega do conteúdo é integral, se a pessoa inscrita em sua lista permitir.

Com e-mail marketing, você também pode criar segmentações de acordo com cada público e causar um impacto instantâneo.

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Seu e-commerce está preparado para as datas comemorativas de 2022? Neste artigo, você viu algumas ações e estratégias que você pode promover durante esses períodos especiais do ano.

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