A ABComm estimou um crescimento de 10% nas vendas da Black Friday 2024 e esse crescimento médio foi comprovado por dados da Confi.Neotrust, empresa de inteligência de dados, em parceria com a ClearSale. Somando os resultados de sexta, sábado e domingo, o e-commerce brasileiro alcançou R$ 9,3 bilhões em transações.
No entanto, e-commerces que apostaram em estratégias de comunicação por e-mail, combinando o envio de campanhas de newsletter e automações de marketing, tiveram uma performance superior à média do mercado. O crescimento geral das vendas de clientes da edrone (plataforma de CRM e automação de marketing) na Black Friday foi de mais de 90% e clientes recorrentes impactados por newsletters e automações de marketing gastaram 45% a mais do que no ano passado, com um ticket médio impactado pelas ferramentas da edrone de R$ 493,82.
Na Black Week e-commerces o faturamento impactado pela edrone teve um crescimento de 124% com relação ao ano passado alcançando mais de R$ 25 milhões de vendas por e-mail e os negócios virtuais que usaram entre 3 e 6 ferramentas de automação de marketing tiveram um crescimento de 188% na última semana de novembro.
O faturamento impactado pela edrone no nicho de Joias e Acessórios teve um crescimento de 191% em relação a 2023. A ArtStones, líder no mercado brasileiro de pedras naturais e acessórios para semijoias, faturou mais de R$ 75 mil reais em apenas um dia (29/11) combinando campanhas de newsletter com 3 automações de marketing da edrone. O faturamento geral da loja no mês de novembro foi 52% maior que no mês anterior.
“A edrone foi essencial para a organização e execução da nossa Semana da Criação e Black Friday na ArtStones. Com uma campanha tão extensa e estratégica, precisávamos de uma plataforma robusta que nos permitisse segmentar o público, automatizar disparos e acompanhar os resultados em tempo real. A ferramenta nos ajudou a criar comunicações claras e direcionadas, garantindo que nossos clientes estivessem sempre informados e engajados”, afirma Alan Matheus Perez, diretor de Marketing da ArtStones.
Impactos de Automações de Marketing nas vendas por e-mail
O uso da tecnologia da forma correta ainda é um desafio para pequenos e médios negócios no Brasil. Muitos negócios saíram do varejo físico para o comércio digital e ainda têm dificuldades em usar todas as ferramentas disponíveis para o e-commerce. “Com o CRM da edrone, gerentes ou donos de negócios virtuais conseguem acompanhar o comportamento de compra dos clientes e analisar os dados de forma estratégica e combiná-los com o envio inteligente de campanhas de newsletter e automações de marketing, garantindo uma comunicação personalizada e aumentando as conversões. O nosso desafio é fazer com que os e-commerces explorem o potencial completo das automações”, relata Ana Luiza Zaroni, gerente de suporte da edrone Brasil.
Na Black Friday 2024, a combinação entre automações de marketing e campanhas estratégicas de newsletter resultou em uma performance acima da média do mercado e as automações que tiveram maior impacto nas vendas por email foram: inscrição de newsletter, carrinhos abandonados e produtos visualizados.
Foram mais de 200 mil e-mails enviados na última semana de novembro para clientes que se inscreveram nas newsletters de e-commecers em todo o Brasil para receber as promoções da Black Friday, com um faturamento de mais de R$ 3 milhões em 7 dias.
Na última semana de dezembro, foram enviados quase 300 mil e-mails para clientes que abandonaram carrinhos, recuperando mais de R$ 2 milhões em vendas que seriam perdidas. Mas a automação campeã na Black Friday 2024 foi a recomendação de produtos visualizados, com ela quase um milhão de usuários que acessaram as páginas de produtos para realizar pesquisas de preço na semana da Black Friday, receberam um e-mail que resultou em mais de 3 milhões em vendas automáticas.