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Checkout: contato de marcas gera retorno de 62% ao carrinho de compras, segundo Infobip

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Com o Dia do Cliente batendo a porta no próximo domingo (15), além de mais datas comerciais como Black Friday e Natal, o abandono do carrinho volta a ser um assunto ainda mais recorrente. Independente do motivo, a situação acontece com todo tipo de e-commerce e, de acordo com a Infobip, uma boa comunicação pode evitar tal situação.

Segundo a pesquisa, conduzida pela Broadminded, 62% dos consumidores já voltaram ao carrinho de compras após serem contatados por uma marca. Conforme a análise, esse tipo de abordagem mostra como estar atento ao cliente, além da busca pela experiência personalizada, podem ser fatores decisivos para conversão de vendas.

Apesar disso, há o outro lado da moeda com consumidores que não foram impactados e, de fato, abandonaram seus carrinhos de compra no e-commerce. Dados da Infobip mostram que 27% nunca aplicaram a prática citada, além de 12% não opinarem a respeito. Segundo o E-Commerce Radar, a taxa média de abandono de carrinho na América Latina é de 75,3%, enquanto no Brasil chega a 82%. Os índices são considerados altos.

A falta de suporte contribui também para o fato de 77% dos consumidores desistirem de comprar algo ou contratar um serviço devido à ausência de assistência ao cliente. O percentual dos que optaram por seguir em frente mesmo com essa dificuldade é de 14%. Os 9% restantes se disseram neutros a respeito.

No total, 1.071 pessoas foram entrevistas para a pesquisa, encomendada pela Infobip e conduzida pela Broadminded. Todas as regiões do Brasil foram abordadas. O estudo foi feito online em julho deste ano.