Na palestra da Conferência Goiânia 2024, Erick Melo, co-fundador e CCO da WebJump, destacou a importância da maturidade digital para a implementação de estratégias de personalização em e-commerce. O executivo abriu a palestra afirmando que “não tem como falar sobre e-commerce inteligente sem falar de IA”, além de questionar a maturidade das empresas para se tornarem inteligentes, destacando os desafios para alcançar esse patamar.
Para avançar no negócio, é essencial realizar segmentações precisas para ações personalizadas. Uma experiência mais consistente pode ser fornecida por uma abordagem omnichannel. Utilizar dados de maneira eficiente para melhorar as taxas de conversão é possível com ferramentas como a Sensei AI, que automatizam experiências personalizadas.
Um dos desafios mencionados foi a desfragmentação das metas nas empresas, onde cada área segue seu próprio objetivo, dificultando a unificação de esforços.
Na cadeia de personalização e experiência do usuário, Melo enfatizou a importância dos meios de pagamento, comunicação, relacionamento e SEO. Ele sugeriu que as empresas compreendam em que estágio da pirâmide da experiência do usuário estão, e trabalhem para unificar dados dispersos em diferentes canais.
É fundamental alinhar CRM, e-mail marketing e dados, garantindo que sua trajetória não seja perdida e que as modulações de seu perfil sejam bem compreendidas ao longo dos anos.
A personalização em escala é viabilizada por ferramentas tecnológicas que auxiliam na criação de conteúdos segmentados, aumentando o share de mercado. O palestrante aconselhou a construção de uma base de dados estruturada, mesmo que inicial e pequena, como um primeiro passo para começar a personalização do e-commerce.