Estar no lugar mais alto entre os mercados de e-commerce mundialmente traz muitos números positivos e, junto, lacunas tão determinantes quanto os resultados positivos. É o caso do Brasil, que de acordo com uma pesquisa da Akamai Technologies, vivencia o abandono do carrinho de compras por 77% dos usuários, principalmente por insatisfação com a loja ou desconfiança.
Indo mais a fundo nas motivações citadas para a desistência, o estudo identificou que 24% dos brasileiros criticaram falta de imagens ou especificações sobre o produto em si. Ainda de acordo com as informações da empresa, essas desistências são mais comuns em compras entre R$ 101 e R$ 200 reais.
Outros motivos estão ligados à frustração com o checkout no e-commerce. Entre eles, a pesquisa da Akamai também inclui desconfiança nos métodos de pagamento aceitos (22%); percepção da ausência de selos e certificados de segurança nos sites (21%); sites lentos ou que travam (20%); preocupação com o roubo de dados pessoais (20%) e excesso de anúncios (20%).
Em termos de usabilidade, 17% dos entrevistados citaram o não funcionamento dos sites de e-commerce em dispositivos móveis, enquanto 14% relatam que a finalização da compra incluiu ser levado para outra página fora do site principal. A demora no login ou cadastro, principalmente pelo excesso de campos a serem preenchidos, também incomodou 13% dos consumidores. Por fim, 9% se sentiram insatisfeitos por não poderem usar login em redes sociais.
Segurança digital
De acordo com a Akamai, 58% dos consumidores do e-commerce brasileiro acreditam que comprar no site ou aplicativo oficial da loja/marca é um fator principal para confiar. Além disso, 40% não comprariam novamente em um site que já tenha enfrentado incidentes de segurança ou vazamento de dados, mesmo que a empresa tenha se reforçado neste sentido.
Como maior medo envolvendo o processo de compra online, os usuários citam ter a conta bancária hackeada (35%) ou os dados do cartão clonados (31%). A preocupação com o vazamento de senha (93%) e CPF (89%) também aparece.