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5 dicas para um checkout que converte mais

Por que não pensar em otimização da conversão no passo mais decisivo da compra? Se por algum motivo você tem deixado o checkout do seu e-commerce de lado, está mais do que na hora de dar atenção à etapa que verdadeiramente efetiva as vendas na sua loja virtual.  

Tudo bem, não é novidade para ninguém que há certa rigidez e até dificuldade em “mexer” no checkout, dependendo da plataforma e de uma limitação ou outra. Mas não é por isso que você não deve se preocupar com a conversão neste ponto. Existem sim maneiras de adequar seu checkout tanto às necessidades do seu negócio, quanto às necessidades dos seus clientes. Continue lendo e descubra 5 dicas para fazer o seu checkout converter até o último centavo.  

1 – Além da aparência, estilize a experiência.  

Tenha em mente um detalhe: seu checkout não pode dar a sensação de que é um anexo ao seu e-commerce. Mudanças bruscas, até mesmo quanto ao visual, podem dar ao usuário a impressão de que há uma ruptura no processo de compra. E essa, com certeza, é a última coisa que você deseja. Ainda mais no último passo para que a conversão aconteça. 

Ainda assim, nem tudo é questão de aparência. Personalizar seu checkout é de extrema importância, mas isso precisa estar atrelado à estilização da experiência que você espera que seus clientes usufruam na sua loja virtual. 

Se o seu checkout não te possibilita customizar elementos relevantes para as especificidades do seu negócio, talvez seja hora de procurar uma solução que possibilite personalizar campos e seções a favor da usabilidade e da experiência como um todo. 

Quer um exemplo? Para alguns segmentos, upsell e cross sell caem como uma luva na etapa do checkout. Deixar de aproveitar isso por limitações técnicas significa apenas que você poderia ter um checkout que converte mais. 

2 – Experimente múltiplos modelos de checkout. 

Se seu e-commerce tem apenas um modelo de checkout sem customização, é um sinal para que você procure uma alternativa o quanto antes. Explorar novas possibilidades na sua loja online é o primeiro passo para entender o que pode ser otimizado. 

Quando o assunto é o checkout, a premissa é a mesma: testar modelos diferentes para entender o que melhor se adequa às especificidades do seu e-commerce é uma vantagem e tanto para o seu negócio. E vale destacar: não se esqueça do m-commerce! Com o aumento constante das vendas mobile, otimizar seu checkout para dispositivos móveis é o mínimo a se fazer. 

3 – Encurte o caminho da conversão. 

Mais que evitar longos formulários de complexidade desnecessária, é preciso reduzir o processo de compra para os usuários no que for possível. Tudo bem que você pode ter a preocupação de captar informações relevantes – até para nutrir leads posteriormente –, mas quando a sua conversão principal é a venda, ela deve ser a prioridade. 

Quanto menor é o caminho, maior tende a ser o número de conversões. Se você conseguir reduzir o caminho da conversão a apenas um clique, perfeito. É tudo que o seu e-commerce precisa para acelerar o processo de compra dos seus consumidores ao máximo. Aliás, você já disponibiliza compra com 1 clique? 

4 – Venda até para quem está off. 

Seu checkout mantém dados já informados por seus clientes em cache? Se sim, por mais que os usuários percam a conexão durante o processo de compra, eles conseguirão finalizar o pedido, e você não perderá o que mais importa para o seu negócio: a venda! 

Compra offline no checkout pode parecer uma feature dispensável à primeira vista, mas só parece. Possibilitar meios para que o seu e-commerce não perca conversões é um atributo claro de quem está à frente. 

5 – Disponibilize o máximo de métodos de pagamento. 

Sem segredos, quanto mais métodos de pagamento você disponibilizar, mais chances de converter sua loja virtual terá. Pix, boleto bancário, cartão… aliás, dependendo do segmento do seu negócio, é de extrema importância pensar em clientes que precisam pagar os pedidos em mais de um cartão. 

Oferecer a opção de pagamento em múltiplos cartões é uma das maneiras de adequar a etapa mais decisiva do processo de compra às reais necessidades do seu público. 

Checkout que converte mais 

Se deseja pôr essas dicas em prática desde já, sem limitações, confira a increazy checkout, a nova solução de Nerau CX. Além de features que atendem a todas as dicas que destacamos aqui, quem tem increazy checkout ainda conta com:  

  • Criação e gerenciamento de links de pagamento de um jeito rápido e fácil, tudo para atender qualquer necessidade específica de seus clientes no passo final da compra. 

 

  • Divisão de taxas por transação: se você precisa dividir pagamentos, basta definir as mecânicas de split que, automaticamente, increazy checkout faz isso para você. 

 

  • Assim como os múltiplos modelos de checkout, com increazy checkout você poderá futuramente fazer testes A/B para descobrir na prática o que realmente funciona com o seu público. É possível criar variantes de checkout, determinar objetivos e fazer a segmentação do público por tecnologia, localização ou comportamento. Sem falar que implementar variantes que deram certo nos testes é extremamente simples. Você testa, implementa o que for preciso e otimiza seu checkout em pouquíssimos passos. 

 

  • E há outras features te esperando, como a gestão de planos de assinatura e membros – ideal para recebimento de pagamentos recorrentes – e muitas outras funcionalidades para o checkout da sua loja online. 

 

Quer mais? Então aproveite para começar um teste grátis de todas as funcionalidades já disponíveis na increazy checkout. Converse com o time da Nerau CX e prepare-se para fazer o seu checkout converter até o último centavo. 

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