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Chega ao Brasil a Vinteconto: plataforma de "tarefas" e micro serviços

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

A Vinteconto é uma plataforma pioneira no Brasil de compra e venda de tarefas e micro serviços, com preços fixos, em sua maioria por R$20,00. Assim, empresas, estudantes e profissionais liberais, podem contratar os mais variados serviços e especialistas, desde modelos, dançarinos, cantores, locutores, artesãos e conselheiros, além de designers, programadores, especialistas em marketing, até às pequenas tarefas do dia a dia, como por exemplo, a criação de um currículo.

Trata-se de uma plataforma de venda instantânea, uma vez que cada micro serviço oferecido pelos freelancers possui um valor fixo em sua página, geralmente começando por R$20,00. Uma das grandes vantagens da comunidade Vinteconto está na agilidade e praticidade com que o cliente pode comprar o serviço, ao invés de pedir vários orçamentos. O cliente procura pelo tipo de serviço ou tarefa, compra, recebe o job e então deixa a avaliação do serviço para o freelancer, compartilhando sua experiência com a comunidade. É possível também fazer um pedido especial e personalizado, através da opção de mensagem ao vendedor.

“A venda por preços fixos facilita e agiliza a vida do cliente e do freelancer, já que não existe aquele problema que o freelancer tem de passar o dia enviando propostas aos clientes e todas aquelas negociações chatas das plataformas que existem hoje no mercado brasileiro”, explica a fundadora e CEO da Vinteconto, Brandy L. James.

A ideia de criar uma plataforma de compra e venda de tarefas e micro serviços, surgiu da visão da empresária fluminense, naturalizada inglesa, para oferecer uma oportunidade de remuneração a um contingente cada vez maior de profissionais que decidiram trabalhar por projeto, o chamado freelancer. “Abrimos as portas para a venda de quaisquer tipos de serviços, sem exclusões, permitindo a todos os profissionais brasileiros terem uma oportunidade de ganhar uma renda extra com o que sabem fazer de melhor”, afirma Brandy.

Com as redes sociais, há uma demanda crescente para todos os tipos de serviço que possam ser gravados em vídeo ou registrados em fotos, “É só saber usar a criatividade”, comenta a empresária.

A todo o vapor
Lançada há três meses, a plataforma Vinteconto já alcançou as impressionantes mil tarefas disponíveis. E quando se fala em metas, Brandy lança uma projeção bastante otimista: “Nós estamos esperando atingir a marca de 15 mil usuários para fechar este ano de 2016, entre freelancers e clientes”.

Esses números refletem o que os economistas costumam chamar de a recessão mais longa da história do país. Pois, na avaliação dos especialistas, depois de um 2015 movimentado, a expectativa para 2016 é de mais dificuldades e incertezas.

É justamente por isso, que existe este movimento de expansão de freelancers e trabalho autônomo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015, trabalharam por conta própria, um contingente de 19,4% dos trabalhadores.

“Nós investimos no freelancer individualmente, fazemos propagandas e expomos o portfólio dos nossos freelancers em redes sociais, entre outras mídias. Muitos clientes vão diretamente na página do freelancer para comprar, alguns deles acabam até virando clientes fixos”, conta a executiva.