O consumo fora do lar segue em expansão no Brasil. Entre janeiro e junho de 2025, a frequência de visitas a pontos de venda aumentou 29,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo o estudo Consumer Insights, produzido pela Worldpanel by Numerator.

Classes DE puxam alta apesar da queda no tíquete médio
A pesquisa mostra que os brasileiros continuam priorizando o consumo fora do lar, ainda que de forma mais fragmentada. O destaque fica para as classes DE, que registraram crescimento de 35% na frequência de compras.
Esse avanço ocorreu mesmo diante da redução no volume por viagem (-4%) e no tíquete médio (-4%). Ou seja, os consumidores estão comprando com mais frequência, mas em menores quantidades e valores por ocasião.
Regiões Norte e Nordeste se consolidam como destaque
Todas as regiões do País acompanham a tendência de alta, com exceção da Grande São Paulo, onde a retração do consumo é puxada principalmente pela classe AB.
Já o Norte e Nordeste (NNE) se consolidam como os mercados mais ativos, registrando frequência de compra 28% acima da média nacional, o que equivale a 10 visitas a mais por ano. Apesar do tíquete médio 9% abaixo da média, os consumidores dessas regiões impulsionam categorias voltadas à conveniência matinal, como bebidas quentes, docinhos e tortas, bolos industrializados e sanduíches.
Praticidade impulsiona categorias funcionais
A busca por agilidade e conveniência recolocou categorias funcionais no centro do consumo fora de casa. Entre janeiro e junho de 2025, bebidas não alcoólicas avançaram 10,7% em unidades, enquanto snacks salgados cresceram 3,3% e lanches, 2,8%. Esses resultados superaram o aumento observado em pratos e refeições, que ficou em 2,6%.
Fragmentação acelera omnicanalidade
A diversificação do consumo fora do lar impulsiona a omnicanalidade. Em média, os brasileiros acessaram oito canais diferentes no primeiro semestre de 2025, um a mais que no mesmo período de 2024.
A classe DE novamente se destaca, ampliando o acesso a dois canais adicionais em relação ao ano anterior. Nesse cenário, locais de fácil acesso ganharam protagonismo: cantinas cresceram 3,6% em participação nas ocasiões de consumo e o canal moderno, 2,8%. Em contrapartida, bares, boates e baladas caíram 0,9%.
Delivery e retirada crescem como formatos de consumo
Além da variedade de canais, o estudo mostra a ampliação das formas de pedido. A combinação entre consumo no local, retirada e delivery atingiu 34,1% de penetração no semestre, alta de 8 pontos percentuais frente ao ano anterior.
A modalidade de retirada ganhou força como resposta à rotina acelerada, com destaque para as regiões NNE e interior de São Paulo.
“Com esse cenário, 70% dos canais fora de casa ganham penetração. O consumidor está mais aberto à experimentação, menos leal aos pontos de venda e priorizando conveniência, agilidade e acesso. Essa nova dinâmica de consumo exige maior adaptação das marcas e dos varejistas para atender a múltiplos momentos, perfis e necessidades dos brasileiros”, afirma Giulia Guerra, gerente de contas da Worldpanel by Numerator.