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Click and Mortar: consumidores brasileiros já aderiram a nova modalidade de pagamentos

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Mulher segurando sacolas de compra e celular na mão para fazer compras físicas
Imagem: Freepik

De acordo com a pesquisa “Índice Global de Compras Digitais 2024: A Ascensão do Comprador Click and Mortar e o que isso significa para os comerciantes”, 47,8% dos consumidores já fazem suas compras com o modelo Click and Mortar – responsável por unir vantagens das vendas online e benefícios de vendas físicas. 

Encomendado pela Visa Acceptance, o levantamento detalha que 38,2% dos clientes que utilizam o modelo possuem assistência digital nas lojas durante a compra. Além disso, 9,6% fazem as compras de maneira totalmente online e vão às lojas físicas somente para retirada do produto.
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Por meio dessa modalidade de pagamento, os consumidores podem usufruir de uma experiência mais completa, possibilitando que a compra seja iniciada e finalizada em qualquer canal. Dessa forma, há maior liberdade para escolha do que melhor atende às necessidades individuais. 

Gráfico da Visa sobre os diferentes tipos de consumidores que se apresentam nas lojas físicas e online
Imagem: PYMNTS

Click and Mortar: como funciona?

A tecnologia Click and Mortar envolve tanto as ferramentas digitais quanto as localizações físicas. O consumidor tem a possibilidade de pesquisar digitalmente um produto, verificar sua disponibilidade na loja física e retirar o produto no local – tudo no mesmo dia, por exemplo. 

Gráfico da Visa com o crescimento dos consumidores que utilizam o click and mortar
Imagem: PYMNTS

Segundo o levantamento, o novo modelo está substituindo o universo das compras somente online ou das compras somente na loja física. Atualmente, os mercados emergentes possuem as maiores porcentagens de consumidores que adotam o Click and Mortar

Gráfico da Visa com porcentagem de aderência do modelo click and mortar nos diferentes mercados
Imagem: PYMNTS

Principais funcionalidades

Gráfico da Visa com porcentagem dos clientes que usam recursos digitais durante as compras presenciais
Imagem: PYMNTS

Como uma oportunidade para os comerciantes, a pesquisa aponta que 78% dos clientes compraram em lojas físicas, uma tendência crescente com a união do varejo físico e digital.

Realizando as compras com o Click and Mortar, aproximadamente 47,8% dos usuários esperam que as lojas físicas possuam recursos específicos para as compras digitais. Mais da maioria (74%), esperam que o método de pagamento preferido esteja disponível. 

Outros recursos desejados são: avaliações de produtos disponíveis digitalmente (71%), disponibilidade de um aplicativo ou site específico para celular (70%) e pesquisa com localização móvel para descobrir se há o produto na loja física mais próxima (70%).

Gráfico com os recursos digitais mais procurados nas lojas físicas
Imagem: PYMNTS

Fernando Pantaleão, vice-presidente de vendas e soluções para comércios da Visa no Brasil, comenta a nova dinâmica do online e físico em conjunto: “os dados sugerem que a base de consumidores Click and Mortar só tende a crescer no Brasil, e os lojistas com intenção de explorar essa curva devem se concentrar em disponibilizar e melhorar os recursos digitais, seja online ou nas lojas físicas”.