De acordo com a pesquisa “Índice Global de Compras Digitais 2024: A Ascensão do Comprador Click and Mortar e o que isso significa para os comerciantes”, 47,8% dos consumidores já fazem suas compras com o modelo Click and Mortar – responsável por unir vantagens das vendas online e benefícios de vendas físicas.
Encomendado pela Visa Acceptance, o levantamento detalha que 38,2% dos clientes que utilizam o modelo possuem assistência digital nas lojas durante a compra. Além disso, 9,6% fazem as compras de maneira totalmente online e vão às lojas físicas somente para retirada do produto.
Por meio dessa modalidade de pagamento, os consumidores podem usufruir de uma experiência mais completa, possibilitando que a compra seja iniciada e finalizada em qualquer canal. Dessa forma, há maior liberdade para escolha do que melhor atende às necessidades individuais.
Click and Mortar: como funciona?
A tecnologia Click and Mortar envolve tanto as ferramentas digitais quanto as localizações físicas. O consumidor tem a possibilidade de pesquisar digitalmente um produto, verificar sua disponibilidade na loja física e retirar o produto no local – tudo no mesmo dia, por exemplo.
Segundo o levantamento, o novo modelo está substituindo o universo das compras somente online ou das compras somente na loja física. Atualmente, os mercados emergentes possuem as maiores porcentagens de consumidores que adotam o Click and Mortar.
Principais funcionalidades
Como uma oportunidade para os comerciantes, a pesquisa aponta que 78% dos clientes compraram em lojas físicas, uma tendência crescente com a união do varejo físico e digital.
Realizando as compras com o Click and Mortar, aproximadamente 47,8% dos usuários esperam que as lojas físicas possuam recursos específicos para as compras digitais. Mais da maioria (74%), esperam que o método de pagamento preferido esteja disponível.
Outros recursos desejados são: avaliações de produtos disponíveis digitalmente (71%), disponibilidade de um aplicativo ou site específico para celular (70%) e pesquisa com localização móvel para descobrir se há o produto na loja física mais próxima (70%).
Fernando Pantaleão, vice-presidente de vendas e soluções para comércios da Visa no Brasil, comenta a nova dinâmica do online e físico em conjunto: “os dados sugerem que a base de consumidores Click and Mortar só tende a crescer no Brasil, e os lojistas com intenção de explorar essa curva devem se concentrar em disponibilizar e melhorar os recursos digitais, seja online ou nas lojas físicas”.