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Clubes de assinaturas crescem no gosto do consumidor e marcas já se preparam

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Clube de assinatura, caixa com velas, óleos e lenços recebidos mensalmente
Imagem: reprodução

E-Commerce Brasil e PagBrasil lançam, em parceria, uma pesquisa sobre as tendências e perspectivas do mercado de clubes de assinaturas no Brasil. Reconhecendo a importância da nova modalidade de compras, o estudo revela como os e-commerces estão se preparando e já atuando nesse cenário. 

Abordando diferentes segmentos, alguns dos destaques foram: moda e acessórios (21%), alimentação e bebidas (20%), saúde e bem estar (15%), produtos para casa (11%) e beleza (6%).

Gráfico de pizza indicando quais são os segmentos de atuação das marcas no e-commerce
Imagem: reprodução

Vale ressaltar ainda o modelo de vendas online de cada empresa respondente. Com a maioria, as organizações vendem segundo um modelo B2C (58%); na sequência aparecem o modelo B2B2C (18%), B2B (12%) e D2C (11%).

Gráfico de pizza destacando quais os formatos de venda (b2b, d2c, etc) trabalhados pelas empresas
Imagem: reprodução

O mercado de assinaturas

Os clubes de assinaturas estão cada vez mais populares entre os consumidores. Porém, é interessante abordar o assunto do ponto de vista empresarial. 

Segundo o levantamento, 80% das empresas gastam a maior parte do tempo e de seus esforços com atividades para atrair novos consumidores – como criação de conteúdos, publicidade, régua de comunicação ou promoções. 

Além de atrair novos clientes, 32% das organizações declararam que seu maior tempo gasto fica por conta de trocas nas assinaturas; ou seja, trocas nos itens assinados, alteração do método de pagamento, frequência de entrega ou ainda alterações no endereço de entrega.

Com menores porcentagens, mas ainda muito expressiva, o cancelamento de assinaturas é a maior questão para 23% das instituições. Porém, de maneira positiva, a fidelização – manter o cliente fiel e não apenas por conta de descontos ou promoções – aparece como um gasto de tempo para, somente, 3% das marcas. 

Gráfico de barra indicando quais são os métodos de pagamentos ofertados para os clubes de assinaturas
Imagem: reprodução

Visando uma melhor gerência dos clubes de assinaturas, aproximadamente 40% das empresas procuram por soluções que se integrem a plataforma de e-commerce deles. Permitir autonomia aos consumidores é outra necessidade, 32% das organizações buscam uma plataforma contratada que dê possibilidades de alteração própria aos clientes. 

Em contrapartida, 29% das marcas disseram que não mudariam nada.

Métodos de pagamento

Outro ponto indispensável para as compras no e-commerce é a maneira como os consumidores podem pagar por elas. Sendo uma necessidade de muitos, as preferências nos métodos de pagamento precisam ser consideradas pelas empresas. 

Ainda se destacando, 100% das empresas declararam que disponibilizam o cartão de crédito para pagamentos. Estando livres para selecionar mais de uma alternativa, o pix apareceu em segundo lugar com 67% das respostas. Outros métodos mapeados formam: boleto bancário (52%), cartão de débito (32%) e carteiras digitais (17%).

Gráfico de barra indicando quais são os métodos de pagamentos ofertados para os clubes de assinaturas
Imagem: reprodução