Uma pesquisa nacional encomendada pela VR Benefícios mostra que 19% dos comerciantes pretendem migrar seu estabelecimento comercial para o modelo dark kitchen.
A tendência em food service é uma alternativa para otimizar a operação, principalmente nesta pandemia. Neste modelo de negócios, a operação está concentrada inteiramente na produção, ou seja, na cozinha, sem que os clientes possam comprar ou consumir refeições pessoalmente.
De acordo com a VR Benefícios, diante do contexto de isolamento social, os centros urbanos estão deixando de ser atrativos. A partir do novo modelo de negócio, é possível flexibilizar e apresentar uma forma alternativa de acompanhar as mudanças de hábitos.
Os restaurantes, padarias, bistrôs e outros comércios que funcionam com dark kitchen não têm loja, o que pode ser uma vantagem para o comerciante, uma vez que não precisa necessariamente estar presente nas regiões com grande concentração de escritórios, possibilitando economizar com o aluguel.
O levantamento da VR Benefícios apurou ainda que, dentre os comerciantes que pretendem migrar de modelo de negócio, 25% são lanchonetes e padarias, 16% são restaurantes e 4% são mercearias e mercados.
“A pandemia acelerou alguns comportamentos, como novos modelos de negócio e o crescimento do delivery como forma de resposta à crise”, explica Paulo Roberto Esteves Grigorovski, diretor executivo de Marketing e Serviços ao Trabalhador, da VR Benefícios. “Os estabelecimentos comerciais ampliaram seus serviços de entrega em domicílio ou iniciaram o delivery, além de expandir a aceitação de novos meios de pagamento”, diz.
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