O início da Black Friday é sempre aguardado com grande expectativa pelos varejistas, e este ano não seria diferente. O aquecimento para a data se mostrou promissor, com o faturamento da primeira quinzena de novembro registrando um crescimento de 21,5% em relação a 2023. Desde a meia-noite desta quinta-feira (28) até às 8h59 de sexta (29), já são R$ 2,3 bilhões em vendas, 5,4% a mais que o mesmo período em 2023. Os dados são da plataforma Black Friday Hora a Hora, da Confi.Neotrust.
Com 4,5 milhões em pedidos, o ticket médio de R$ 520,51 também já supera em quase 6% o do ano passado. Os dados indicam a média de 3,5 itens por compra, enquanto o frete segue na faixa dos R$ 30. As formas de pagamento preferidas são o cartão de crédito (61,1%), PIX (23,6%), boleto bancário (10,9%) e outros (4,4%).
Entre os departamentos com maior participação no faturamento, estão:
- Eletrodomésticos (14%)
- Telefonia (10,2%)
- Eletrônicos (9,5%)
- Moda e acessórios (8%)
- Ar e ventilação (6,4%)
- Beleza e perfumaria (6%)
- Informática (5,6%)
- Móveis (4,7%)
- Automotivo (3,6%)
- Esporte e Lazer (3,2%)
Os números apurados também revelam uma constância do comportamento do ano passado: uma baixa adesão às compras durante a madrugada. Em 2023, foram 610 mil unidades vendidas durante às 0h, enquanto este ano, 493 esperaram a “virada” da madrugada para adquirir as promoções, uma variação de -19,23% no comparativo entre os dois períodos.
Até então, o maior pico foi pela manhã, das 8h às 8h59, com quase 900 mil unidades vendidas no horário, variando apenas -1,4% em relação a 2023.
Perfil dos consumidores
As mulheres lideram as compras com 50,4%, enquanto os homens seguem com 49,6%. Além disso, quase metade do faturamento vem dos consumidores com idade entre 36 a 50 anos (41,5%), com os Millennials e Geração X (26 a 35 anos) logo atrás (30,5%), depois a faixa até os 25 anos (9,1%) e os acima de 51 anos (18,9%).
Confira a transmissão do plantão Black Friday da Confi com dados em tempo real: