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Como a Infracommerce opera a Black Friday de mais de 20 segmentos

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Uma das datas mais importantes do varejo no segundo semestre está chegando. Mas, engana-se quem pensa que a preparação para a Black Friday começa apenas alguns meses antes. Muito pelo contrário, o planejamento da data sazonal da próxima temporada inicia logo após a Black Friday do ano anterior. 

É assim que a Infracommerce, empresa que faz a gestão digital de mais de 20 segmentos diferentes, consegue garantir a eficiência da operação mesmo durante os picos de vendas do mês da Black Friday. 

Desafios de operar marcas de segmentos diferentes

Com um olhar 360 da jornada de compra online, a líder em Full Commerce atende marcas de diversos tamanhos e setores do mercado, incluindo alimentos, bebidas, moda e acessórios, farma, casa e construção, eletro, etc. Além disso, a companhia ainda divide seus times no gerenciamento de lojas próprias (Flagship Store) e plataformas digitais (Marketplace In e Out), guiando tanto as vendas B2B quanto D2C.

Para coordenar tudo isso, os especialistas de logística, tecnologia, marketing digital, dados e pagamentos atuam em conjunto ao longo do ano, assim como no período de Black Friday. Inclusive, as principais decisões para a data são tomadas nos Comitês de Black Friday e Monitoramento, que reúnem todas as áreas da companhia em sinergia para que o evento seja um sucesso. 

Soluções que contribuem com o aumento de margem

Algumas soluções que fazem a diferença em datas assim são as aplicadas pelos experts da Infradata. Desde a previsão de demanda, passando pela indicação de abastecimento, chegando até a gestão de estoque e a otimização da entrega, os especialistas utilizam a inteligência artificial (IA) e os dados (painel de BI) para antecipar a preparação de toda a cadeia de suprimentos e para monitorar os principais indicadores.

A segurança dos pagamentos também é uma solução que não pode ficar de fora. Nesse quesito, a Infracommerce conta com o Antifraude da Infrapay, chamado de Safe, que atua como uma defesa incremental para barrar os ataques à medida que eles acontecem, sendo uma dupla etapa de aprovação que vai além das ferramentas de mercado. 

Outro ponto primordial para conduzir a Black Friday de mais de 20 segmentos está na infraestrutura logística da Infracommerce. Os Centros de Distribuição em pontos estratégicos, em Estados com taxas de ICMS mais baixas e próximos dos grandes pólos consumidores, encurtam o caminho até o cliente final, reduzindo custos e permitindo a realização de entregas na modalidade same day delivery, por exemplo.

A integração total entre plataformas de e-commerce, ERP e sistemas logísticos também impacta positivamente nas vendas de Black Friday. Assim como a aplicação de tecnologias de WMS (Warehouse Management System) e TMS (Transportation Management System), que otimizam desde o armazenamento até a roteirização das entregas. 

Tudo é muito bem pensado para que cada marca tenha a melhor temporada de vendas do segundo semestre. Inclusive, com uma preocupação no pós-evento, onde as equipes de SAC e logística reversa também entram em ação. 

Mais de 10 anos de experiência em Black Friday 

Assim, na Infracommerce, a preparação para a Black Friday começa um ano antes, guiada pelas ações do Comitê com fóruns mensais, que passam a ser quinzenais, e depois semanais conforme a data se aproxima. Na virada e no final de semana da Black, assim como na Cyber Monday, as equipes seguem de plantão acompanhando os principais indicadores e monitorando as vendas. 

Com mais de 10 anos de experiência conduzindo a Black Friday de diversos clientes, a Infracommerce é o parceiro ideal para garantir escala, rentabilidade e eficiência operacional nos períodos mais importantes do varejo. Acesse o site e conheça as soluções da líder em Full Commerce.