Segundo dados do SEBRAE, cerca de 6,4 milhões de empresas brasileiras já oferecem cashback aos clientes.
Acredite ou não, esse benefício foi cedido pela primeira vez em 1986 pela rede de varejo norte-americana Sears. E após se popularizar nos Estados Unidos e Reino Unido, chegou ao Brasil em 2007.
Aqui no nosso país, a princípio, o cashback era oferecido somente pelas grandes marcas presentes no comércio eletrônico.
No entanto, como podemos observar hoje em dia, o “dinheiro de volta” já é ofertado em multisetores, tanto em lojas físicas quanto nos e-commerces.
Mediante essa demanda avassaladora, várias plataformas de cashback surgiram prometendo às empresas a gestão simplificada dos valores gerados, acumulados e/ou resgatados pelos clientes.
Essas ferramentas mais básicas funcionaram bem até aqui, porém o varejo passou a requisitar um software mais robusto e flexível; que realmente contribua para fidelizar os clientes e aumentar a frequência de compras.
Com essa leitura do mercado, a Dito saiu na frente novamente e agregou ao seu CRM uma solução de cashback com regras maleáveis, capazes de elevar bastante o gasto médio anual dos clientes.
Para ilustrar, o Dito Cashback permite que a sua marca defina parâmetros diferentes para uma loja ou para grupos de lojas, com base no montante (R$) das compras feitas pelos consumidores.
Exemplo: as lojas da cidade de São Paulo devem gerar 20% de cashback a cada R$ 200,00 em compras. Enquanto os estabelecimentos do Rio de Janeiro, podem ceder os mesmos 20%, contudo, já para as compras que superam R$ 100,00.
Além desta maleabilidade, outro ponto que se destaca no Dito Cashback é o fato do consumidor poder usar o benefício na loja física ou virtual da marca, sem fricções ou burocracias que envolvem a geração de cupons de desconto.
Como o Dito Cashback funciona na prática?
Para que você visualize melhor o Dito Cashback, vamos apresentar a seguir algumas etapas a respeito do seu funcionamento e operacionalização. E para isso, iniciaremos uma exemplificação a partir da ótica do vendedor de loja física.
Por meio do Dito Agenda, o vendedor tem acesso individualizado às fichas dos clientes que atende e às principais características de cada um, tal como o histórico de compras e se há cashback disponível para uso.
Assim sendo, imagine que esse vendedor da sua equipe está atendendo e que o pedido ainda não foi finalizado, pois o consumidor está achando o preço final alto.
Nesse momento, o vendedor acessa o Super APP da Dito pelo smartphone pessoal, busca o cliente em questão pelo CPF e, com 1 clique, calcula que ele tem, por exemplo, 30% do cashback livre para ser utilizado em uma nova compra.
Feito isso, o vendedor mostra esse benefício para o consumidor e ele decide comprar os produtos subtraindo o valor disponível.
No fim do processo, o vendedor dispara via SMS um token para validação da operação. O cliente informa o código e a compra é registrada no sistema de gestão da loja (ERP).
Os dados se retroalimentam
Uma vez que o ERP estiver integrado ao CRM para Varejo da Dito, as informações relativas a todas as compras, inclusive as que transacionaram cashback, chegarão ao CPD (Customer Data Platform) para manipulação futura.
Nesta fase, a área de CRM poderá usar os dados para criar inúmeras segmentações da base e hiperpersonalizar campanhas de marketing (E-mail, SMS, WhatsApp) para cada grupo de clientes.
Aliás, campanhas essas que poderão ter como fim, por exemplo, lembrar os consumidores que eles têm saldo de cashback acumulado, prestes a vencer ou passível de reativação. Tudo dependerá da estratégia.
O que achou destas possibilidades?
Esse texto descreveu o Dito Cashback de forma resumida. Entretanto, você pode solicitar uma consultoria com um especialista da Dito para aprofundar a conversa.
Para fazer isso, basta clicar no banner abaixo, preencher o formulário e aguardar até que um consultor faça contato. Até breve!