Por Vanessa Santos
O circuito de palestras do Auditório Técnico essa tarde recomeçou com Eric Gallardo, Gerente de E-Commerce IT & Innovation da Onofre. Com mais de 16 anos de experiência em posições de liderança, ele falou sobre como a área de negócios deve se comunicar e se integrar com a área de TI.
“A TI pensa no ‘como’. O business pensa no ‘quanto’”, afirma Eric. Segundo ele, é impossível pensar em e-commerce sem levar em consideração a tecnologia envolvida. “O cara do negócio vai pensar naquela ação de marketing de um dia, focada no resultado: vender. Mas o cara do TI vai pensar que essa quantidade de acessos pode derrubar o servidor. Pra dar certo, as duas áreas precisam aprender a se comunicar”, diz.
Ele afirma que embora o business seja focado em resultados, o TI existe para pensar em como executar as ações pensando em todas as possibilidades. “As condições regem qualquer programa de computador, em qualquer linguagem.
Portanto é fundamental responder: e se? E se o servidor cair? E se o cliente preencher determinado campo errado? Esse é o grande conflito do TI com a área de negócios, pois ele tem que prever tudo para evitar impactos negativos”, explica.