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Compra online é uma experiência coletiva, mostra pesquisa sobre avaliações 

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Dentro do comércio eletrônico, o critério de compra mais popular entre os consumidores é a avaliação. No momento de escolher por um produto ou serviço os clientes consideram tanto os comentários positivos quanto negativos. 

Segundo pesquisa da plataforma especialista em avaliações, Guia dos Melhores, os clientes tendem a ser mais criteriosos durante as compras online. 78% dos consumidores ㅡ uma taxa de oito a cada dez ㅡ consideram o conjunto de avaliações existentes em um anúncio antes de formalizar a compra. 

A empresa entrevistou 800 brasileiros, conectados à internet, de todas as faixas, classes sociais e regiões do país, entre os dias 12 e 18 de maio de 2023. A pesquisa ocorreu através de um questionário em formato online. A margem de erro é de 3.1 pontos percentuais. 

Impacto das avaliações

Ao se depararem com comentários negativos, somente 67% das pessoas afirmam que procuram outras avaliações antes da decisão final. Em contrapartida, uma média de 11% dos consumidores relata abandonar por completo a compra de um produto em função de feedbacks negativos. 

O Guia dos Melhores comunica que as avaliações desfavoráveis não possuem um impacto tão significativo nas conversões de venda se houverem comentários positivos que equilibrem os negativos.

Fonte: Guia dos Melhores

Eduardo Scherer, fundador do Guia dos Melhores, explica que há diversos critérios determinantes para a decisão de compra no e-commerce para além do preço e prazo de entrega. A pesquisa evidencia que os clientes são racionais e cautelosos, baseando-se na percepção coletiva e não em experiências particulares, completa. 

Aplicativos de serviços como Uber e AirBnb, utilizam os comentários para visualizar como a experiência é percebida pelos clientes. Através destas informações, as empresas podem medir a satisfação, qualidade de seus produtos e conseguem desenhar estratégias mais assertivas. 

No caso da empresa Airbnb,  o estudo Local Customer Review Survey da BrightLocal’s (2014), demonstrou que 88% das pessoas se informam a partir dos comentários antes de alugar um imovél, sendo que 85% consideram um volume de dez ou mais avaliações.

Os números evidenciam como as avaliações funcionam bem, as pessoas desejam saber como outras experimentaram o produto ou serviço para poder basear sua própria compra, conta Scherer.

O Guia dos Melhores mostra que mais da metade dos entrevistados (53%) usa como principal critério o número de avaliações disponíveis para decidir sobre a compra. A nota atribuída ao produto também auxilia a decisão para quatro em cada dez clientes, representando 38%.

Fonte: Guia dos Melhores

Uma geração preocupada

De acordo com a pesquisa, os Millennials ou Geração Y (1981-1995), apresentam maiores preocupações com as avaliações quando comparados a Geração Z (1995-2010).

78% da Geração Y, lê os comentários positivos e negativos antes de formalizar a compra. Para a Geração Z, os nativos digitais, o número fica em torno de 68%. No processo decisório da Geração X (1965-1980) as avaliações são fundamentais, com 87% dos consumidores considerando os comentários antes da compra. 

Scherer analisa que o peso das redes sociais é grande. Os millennials experimentaram a mudança da vida em direção a elas, enquanto os mais jovens já nasceram consumindo e interagindo com mídias como o Instagram e o Facebook, finaliza. 

Os dados da pesquisa mostram que 45% da Geração X busca informações nas redes sociais, mas entre os Millennials a taxa diminui para 35%. Os brasileiros acima de 50 anos priorizam buscadores, como o Google, com uma porcentagem de 36%.