Logo E-Commerce Brasil

Comprando online, 80% dos consumidores preferem pagar com Pix

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

A OLX apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com 12.483 usuários para compreender comportamentos e o perfil de quem utiliza a plataforma. O estudo revelou que o Pix é o meio de pagamento mais popular entre os jovens para compras online, representando 78% das preferências. 

Na OLX, o uso do Pix é ainda maior, chegando a 81%.

OLX Brasil
Imagem: reprodução

Com uma média de 44 anos, os nascidos entre 1964 e 1983, lideram as buscas por itens de segunda mão no marketplace. Entre os entrevistados, 83% fazem parte da população economicamente ativa e 61% utilizam a plataforma para gerar renda extra, seja de forma eventual ou frequente.

Flávio Passos, VP de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX, explica: “cerca de 48% dos respondentes que compraram por meio da OLX declararam que o estado do produto adquirido era pouco usado. E 30% disseram que o item comprado de segunda mão terá usabilidade por mais de 5 anos. Esses dados reforçam a importância da economia circular no prolongamento da vida útil dos objetos e mostram que o item usado pode ser tão funcional quanto o novo”. 

Facilidade em encontrar o que precisa

A pesquisa aponta que 76% dos entrevistados encontraram o que procuravam na plataforma, e 69% já realizaram compras na OLX. Entre os compradores de produtos usados, a principal motivação (47%) foi o preço mais acessível.

Os aspectos mais valorizados ao procurar um item de segunda mão são a descrição detalhada (70%), a exibição do preço (64%) e a localização do anúncio (55%).

Gráfico da OLX com motivação de compra para itens usados
Imagem: reprodução

Categorias mais buscadas

Os eletrônicos e celulares lideram as buscas na OLX, com 56% de preferência, seguidos por itens para casa (47%) e veículos e peças automotivas (34%). O levantamento também revela que 7 em cada 10 entrevistados já adquiriram produtos de segunda mão para uso próprio ou para presentear alguém.

Gráfico da OLX com categorias mais buscadas na plataforma
Imagem: reprodução

Negociações

Ainda segundo a pesquisa, 53% dos usuários preferem negociar a compra de itens usados diretamente com pessoas físicas, enquanto apenas 2% optam por lidar com empresas. 

Entre aqueles que já compraram pela plataforma, 68% retiraram os produtos pessoalmente, encontrando-se com os vendedores.