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Compras na Black Friday são impulsionadas por pagamento do 13°

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas no varejo durante a Black Friday 2024 cresceram 16,1% em relação ao mesmo período de 2023. O principal impulsionador foi o comércio físico, que registrou alta de 17,1%, enquanto o e-commerce avançou 8,9%. O levantamento comparou as vendas do dia 29 de novembro deste ano com as realizadas em 24 de novembro do ano passado.

Entre os segmentos, supermercados e hipermercados lideraram com um crescimento de 26,2%. Em seguida, destacaram-se drogarias e farmácias (+21,7%), vestuário (+18,2%) e alimentação (+17,0%). O setor de móveis, eletro e departamentos, tradicionalmente associado à Black Friday, teve alta de 7,9%.

Sacolas de Black Friday no chão de shopping
Imagem: reprodução

“Este ano a Black Friday superou pela primeira vez o nível do período pré-pandemia e teve faturamento 15,2% maior que em 2019. Uma das razões para essa alta foi o pagamento da parcela do 13º e de benefícios como vales exatamente no dia da Black Friday”, explica Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo. “A última vez em que isso havia ocorrido foi justamente em 2019”.

Desempenho regional

A região Sul liderou o crescimento, com aumento de 19,5% em relação a 2023. Na sequência, aparecem as regiões Norte (+18,6%), Sudeste (+18,2%), Centro-Oeste (+15,0%) e Nordeste (+13,2%).

Entre os estados, São Paulo registrou o maior avanço, com alta de 20,8%. Outros destaques foram Rio Grande do Sul (+20,6%), Paraná (+19,2%), Santa Catarina (+18,5%), Rio de Janeiro (+16,7%) e Pará (+16,4%).