Estudo feito pela Pagaleve, em parceria com o Instituto de Pesquisa Hello Research aponta que 89% dos consumidores compram ao menos um produto por mês em uma loja virtual, 21% deles fazem de três a cinco compras mensais e 72% optam pelo parcelamento.
Outro dado interessante para o comércio brasileiro é que 31% das pessoas declararam que deixariam de comprar caso a loja não aceite o meio de pagamento preferido.
A pesquisa, que analisou a relação dos consumidores com os meios de pagamento, compras online e as taxas de juros cobradas pelos métodos tradicionais, analisou o comportamento de 360 pessoas de todas as cinco regiões do Brasil com o objetivo de identificar o perfil destes usuários, seus hábitos e preferências.
O resultado já mostra que as pessoas estão mudando a forma de compra e de pagamento em suas aquisições. As entrevistas foram realizadas no período de 25 de maio a 6 de junho de 2022.
A percepção dos juros
Um dado observado no estudo realizado pela Pagaleve é que 60% dos brasileiros que utilizam o cartão de crédito já atrasaram ou pagaram parcialmente a fatura do cartão. Entre esse grupo, 13% não sabem qual a taxa de juros cobrada pela empresa de cartão e 36% têm a percepção que os juros são em torno de 5% a 10% ao mês.
41% dos entrevistados declararam ser contra os juros, 39% são neutros e apenas 14% consideram os juros como uma forma de viabilizar algumas compras. Por outro lado, 27% considera os juros como um “roubo” e 6% dizem não entender nada sobre o tema e que, por isso, não buscam saber a informação.
Vale observar que, em maio de 2022, a taxa de juros do cartão de crédito chegou a quase 14% ao mês, com projeção de 371% ao ano, segundo dados da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).
Sucesso do Pix
Após o lançamento do Pix em 2020, a nova modalidade de pagamento caiu nas graças da população e virou sinônimo de facilidade e praticidade de pagamento. 40% dos entrevistados sinalizaram o Pix como principal meio de pagamento, e 31% o cartão de crédito.
Pix Parcelado
Durante o estudo, foi compartilhado com o grupo o conceito de Pix parcelado 4 vezes sem juros. Quando questionados sobre a atratividade desta forma de pagamento, 72% dos entrevistados declaram ter alta ou muito alta intenção de uso, resultados que mostram uma aceitação relevante à forma de pagamento que tem conquistado cada vez mais as pessoas, especialmente aquelas que não possuem ou não querem usar o cartão de crédito.
O atributo “praticidade” é visto como principal diferencial do Pix parcelado e razão de preferência desta forma de pagamento para 50% das pessoas na hora de fazer uma compra parcelada.
Análises globais dos perfis estudados
De acordo com artigo sobre hábitos veiculado no site Harvard Review, os Millennials ou Geração Y (1981 a 1999) representam um consumo de 600 milhões de dólares por ano e os Zoomers ou Geração Z (nascidos a partir dos anos 2000) têm um poder de compra que gira em torno de 7 trilhões de dólares, de acordo com estimativas do mercado mundial.
A Geração Y (Millenials), representa a maioria da população no mundo e, por consequência, aqueles que mais vão consumir. Essas pessoas gastam com cautela, sempre pesquisam bastante antes, pedem indicação a amigos e demoram mais para adquirir algo. Por um outro lado, pessoas da geração Z (Zoomers), que representa cerca de 40% dos consumidores globais, são as mais seguras e ambientadas no mundo virtual, compram com mais rapidez e são objetivas em suas escolhas.
Leia também: Pix parcelado da Pagaleve: meio de parcelamento inteligente e facilidade em controlar os gastos