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Compras são abandonadas por 77% dos consumidores se opção de pagamento preferida não estiver disponível

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Um relatório da PYMNTS Intelligence, “The Orchestrated Platform: Why Payments Orchestration Is Not Just for Merchants”, em colaboração com a Spreedly, revela que a orquestração de pagamentos surgiu como uma solução chave, permitindo que marketplaces gerenciem sistemas de pagamento complexos de forma eficaz e fortaleçam as relações com os comerciantes.

As plataformas enfrentam pressão para acomodar uma variedade crescente de métodos de pagamento. Espera-se que os métodos de pagamento locais representem 58% das transações globais de e-commerce até 2028, um aumento em relação aos 47% em 2023. 

Essa mudança é amplamente impulsionada pelo crescimento dos pagamentos de conta a conta (A2A), que devem representar 18% do volume de transações até 2028, em comparação com 8% em 2023.

Consumidor com a mão nos olhos, frustrado com cartão de crédito em frente ao computador
Imagem: reprodução

À medida que a demanda por opções de pagamento diversificadas cresce, as plataformas precisam se adaptar para garantir que seus parceiros comerciais possam oferecer aos clientes os métodos de pagamento preferidos. 

No caso, 77% dos consumidores indicaram que abandonam seus carrinhos de compras se suas opções de pagamento desejadas não estiverem disponíveis.

Integração de pagamentos

Para as plataformas, os desafios de integrar múltiplos provedores de serviços de pagamento (PSPs) podem ser complicados. As plataformas muitas vezes carecem de recursos para criar relacionamentos com os PSPs existentes de cada comerciante, ao mesmo tempo em que fornecem uma gama abrangente de gateways de pagamento. 

De acordo com o relatório, 80% das empresas enfrentam dificuldades para identificar as causas das falhas de pagamento, o que leva ao aumento dos custos operacionais e da carga de trabalho dos funcionários.

A orquestração de pagamentos alivia esses encargos ao oferecer uma solução unificada que permite às plataformas incorporar novos comerciantes de maneira rápida e eficiente. Essa capacidade não apenas melhora a experiência dos comerciantes, mas também reduz significativamente o risco de recusas de pagamento, que custaram às empresas dos EUA cerca de US$ 81 bilhões no ano passado devido a recusas indevidas.

Benefícios além do e-commerce

A orquestração de pagamentos está se mostrando inestimável além do e-commerce tradicional, especialmente para ONGs, sindicatos e organizações semelhantes que precisam agregar pagamentos, doações ou mensalidades. Essas entidades muitas vezes possuem recursos de TI limitados, tornando a integração perfeita de múltiplos gateways de pagamento essencial para arrecadação eficaz de fundos e engajamento de membros.

À medida que as plataformas navegam por moedas complexas e métodos de pagamento variados, a orquestração permite que elas entrem em novos mercados com confiança, proporcionando uma experiência tranquila tanto para comerciantes quanto para consumidores.