Na abertura da Conferência GO 24′, em Goiânia, Juliana Lorenzetti, diretora de Growth na Confi, trouxe dados sobre o mercado goiano no e-commerce. Os dados utilizados são da Confi.Neotrust.
Segundo informações trazidas pela executiva, Goiás teve alta 14,8% no e-commerce. Em geral, na comparação entre os primeiros trimestre de 2024 e do ano passado, o estado lidera o Centro-Oeste (13%), ficando a frente de Distrito Federal (13,7%), Mato Grosso (13,6%) e Mato Grosso do Sul (10,9%) em crescimento de faturamento no setor.
No 1º tri de 2024, o comportamento de Goiás na utilização do e-commerce foi curioso. De forma geral, em todos os requisitos analisados (faturamento, pedidos e ticket médio), a região metropolitana superou os índices da capital, Goiânia. Veja:
- R$ 2,02 bilhões em faturamento (41% em Goiânia e 59% na região metropolitana);
- 6,31 milhões de pedidos (47% em Goiânia e 53% na região metropolitana);
- R$ 276,4 de ticket médio em Goiânia e R$ 357,9 na região metropolitana.
Segundo análise da Confi.Neotrust, as três cidades com maiores crescimentos em vendas no e-commerce foram (primeiros três meses do ano):
- Goianira - 33,2%
- Goiânia - 22,4%
- Bom Jesus do Goiás - 12,4%
Categorias e segmentos
De acordo com Juliana, o marketplace é o canal de vendas mais escolhido pelo consumidor digital (baseado em faturamento) no estado. Além disso, eletrodomésticos é a categoria com mais representatividade em termos de faturamento (moda e telefonia completam o pódio).
Com olhar ainda mais específico, os smartphones são os produtos mais comprados no e-commerce no estado de Goiás, representando 8,3% do faturamento. Além disso, ar condicionado, pneus, calçados e computadores fecham o top 5 nesta lista. Veja o restante dos itens:
Facetas do consumidor goiano
O estudo da Confi.Neotrust também dividiu o comportamento do usuário de e-commerce em cinco regiões: Centro, Leste, Noroeste, Norte e Sul.
O centro goiano tem as maiores média de pedidos (1,2) e recorrência de compra por habitante (4,4) no estado. Entenda:
Frete
Os canais com margens positivas e menos dificuldade na entrega são os que mais consegue atrair o consumidor por meio do frete grátis. Por categoria, Telefonia (72,5%), Perfumaria (71,1%) e Pet Shop (66,6%) são os que mais ofertam esse tipo de benefício.
Meios de pagamento
Como no e-commerce brasileiro em forma geral, o Pix cresce cada vez mais e, até o primeiro trimestre de 2024, alcançou 30,1% em participação nas formas utilizadas por usuários para pagamento.
O cartão de crédito (53,8%) segue como principal meio utilizado no e-commerce, mas em ritmo gradativo de retração e se dividindo cada vez mais com o modelo instantâneo.