Logo E-Commerce Brasil

Confiança do consumidor cresce 4,1 pontos, maior alta em quatro anos, segundo FGV

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Pessoas fazendo compras juntas.
Imagem: reprodução

De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) alcançou o maior nível dos últimos quatro anos em junho de 2023. O crescimento se dá em função de uma desaceleração da inflação e uma perspectiva de queda dos juros, segundo a empresa. 

Com uma evolução de 4,1 pontos em junho, ele foi para 92,3 pontos; O ICC apresentou o índice mais alto desde fevereiro de 2019, com 94,5.

Os números são obtidos a partir de junção do Índice de Expectativas (IE) e do Índice de Situação Atual (ISA). Ambos apresentaram uma melhora, evoluindo 3,6 pontos resultando em 104,0 pontos e 4,4 alcançando 75,7 pontos, respectivamente. 

“O indicador que mede a intenção de consumo de bens duráveis nos próximos meses foi o principal impulsionador do resultado no mês, sugerindo uma redução do pessimismo na intenção de gastos, frente ao alívio da inflação e a expectativa de queda dos juros no futuro”, explicou Anna Carolina Gouveia, economista da FGV Ibre.

Os resultados do ICC foram compilados logo após sinais de diminuição da inflação e crescentes expectativas, no boletim Focus estruturado pelo Banco Central, de uma antecipação no corte de juros. Entretanto, a elevada taxa Selic (13,75% ao ano) pode ocasionar em uma limitação do consumo.  

“Ainda é cedo para confirmar uma melhora sustentada da confiança dos consumidores, principalmente porque a situação financeira das famílias ainda registra nível bastante insatisfatório, sendo um dos principais problemas do consumidor o alto endividamento”, advertiu Gouveia.

Fonte: Forbes Brasil